Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvarado, Marcelo Arturo Costa-
dc.date.accessioned2017-11-13T12:51:56Z-
dc.date.available2017-11-13T12:51:56Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2824-
dc.description.abstractTeacher development is perceived as a complex process, and has been studied through various theoretical-methodological perspectives. This study, anchored in the Applied Linguistics field, aims at discussing English teachers’ initial teacher education, in a Brazilian public university in the Northeast of the country, within the context of the Languages/English without Borders Program (MEC/CAPES/SESu). More specifically, we seek to investigate the representations of a Languages/English without Borders’ trainee (scholarship holder), a Letras/English undergraduate student, and analyse the program’s impact on her teacher development process. Texts produced through an Instruction to the Double interview (CLOT, 2007) are analysed based on the teaching work concepts and definitions, under the Socio-discursive Interactionism perspective (MACHADO, 2007). The text analysis points out to the English without Borders Program as a unique, positive, and expansive teacher development space, promoter of teacher learning and development. It is also observed that the work activity of teaching emerges, in the teacher’s discourse, as situated, mediated, interactional, transpersonal, interpersonal, and conflictive (MACHADO 2007). At last, it is observed the contributions of the methodology applied to the analysis of practices is observed as intensifier of the participant teacher’s reflection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T12:51:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MACA15122016.pdf: 878724 bytes, checksum: 14d5976e0a9db9b8a6ca1f5188151f32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T12:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MACA15122016.pdf: 878724 bytes, checksum: 14d5976e0a9db9b8a6ca1f5188151f32 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectInglês sem fronteiraspt_BR
dc.subjectInstrução ao sósiapt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.titleO programa inglês sem fronteiras e a formação docente : expandindo os espaços de formação inicialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pérez, Mariana-
dc.description.resumoA formação docente se configura como um processo complexo, sendo estudado através de várias perspectivas teórico-metodológicas. O presente trabalho, ancorado na Linguística Aplicada, busca discutir a formação docente inicial de professores de inglês, em uma universidade pública no nordeste do Brasil, no âmbito do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras (MEC/CAPES/SESu). Mais especificamente, buscamos investigar as representações de uma professora-bolsista do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras, aluna de graduação em Letras-Inglês, e analisar o impacto do programa em sua formação docente. Partimos de conceitos e definição do trabalho docente, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007), para analisar os textos gerados através de uma entrevista de Instrução ao Sósia (CLOT, 2007). A análise dos textos aponta para uma visão do programa Inglês sem Fronteira como um espaço de formação docente único, positivo, e expansivo, promotor de aprendizado e desenvolvimento. Nesses textos, observamos a presença de alunos, coordenação, órgãos do governo, professores colegas e outras instâncias capazes de impedir ou contribuir para este agir. Observamos, ainda, que a atividade de trabalho docente emerge, no discurso da professora como situada, prefigurada, mediada, interacional, transpessoal, interpessoal e conflituosa (MACHADO, 2007). Por fim, observamos as contribuições da metodologia aplicada para análise das práticas como potencializadora da reflexão da professora participante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACA15122016.pdf858,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons