Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28271
Tipo: TCC
Título: "Uma viagem envolvente ao coração no norte e nordeste : o batidão da Pabllo numa perspectiva da crítica musical nacional e estrangeira".
Título(s) alternativo(s): "An engaging journey to the heart in the north and northeast: the beat of Pabllo from the perspective of national and foreign music criticism".
Autor(es): Chaves, Thiago Vinicius Alves de Santana Albuquerque
Primeiro Orientador: Mascarenhas, Alan Mangabeira
Resumo: É função da crítica musical buscar interpretar e pontuar questões técnicas, conceituais e estéticas das obras musicais. Sendo um campo que se encontra em constante transformação, o profissional que a exerce, é enxergado como uma espécie de “detetive sociocultural” que desempenha um importante papel na orientação do público, através de análises e outras recomendações que podem influenciar a percepção e a apreciação da música por quem a consome. É essa concepção que norteia este trabalho, escrito em primeira pessoa, já antecipando uma relação de proximidade e envolvimento com o objeto de estudo, que tem como objetivo principal perceber, através da análise comparativa, como o álbum “Batidão Tropical”, da Pabllo Vittar, foi analisado na perspectiva de profissionais da crítica musical especializada de circulação nacional e estrangeira. Importa aqui explorar as questões estéticas, políticas e sociais que foram colocadas em evidência. Para isso, será contextualizado cada percurso que faz parte dessa ampla história, como a demarcação temporal que se inicia desde a cultura pop mundial, passando pela cultura pop no Brasil, o que inclui um debate comunicacional sobre mainstream e as engrenagens da indústria do entretenimento, através de autores como Frédéric Martel, Thiago Soares, Jeder Janotti, Alan Mangabeira e afins, até as indicações de um estudo sobre fãs e fandoms, que engajam criticamente no consumo do álbum através do conceito de “máquina de guerra afetiva”, adaptando o conceito de Deleuze e Guattari, além da contextualização da própria crítica musical e sua importância para o Rádio, a TV e a Internet. Paralelamente a isso, este trabalho também evidencia a cultura do Norte e Nordeste brasileiro, e sua visão externa através do som produzido pela cantora, algo que está enraizado na história da artista drag queen Pabllo Vittar, e que se materializa nas músicas do “Batidão Tropical”. No momento em que Pabllo passa a representar a comunidade LGBTQIAPN+ através de ritmos brasileiros, como o brega, o tecnobrega e o forró, majoritariamente presentes nas periferias dessas grandes regiões do Brasil, analisamos como a recepção crítica deste álbum com estes ritmos se deu no Brasil e nos Estados Unidos, nos portais G1 e UOL e na revista norte-americana PopMatters, encontrando o fato de que a crítica estrangeira para produtos brasileiros acaba sendo feita por comunicólogos brasileiros, na tentativa de traduzir nossa cultura.
Abstract: Music criticism seeks to interpret and assess the technical, conceptual, and aesthetic aspects of a musical work. Being a field that is constantly evolving, the professional who engages in music criticism is seen as a "sociocultural detective" who plays an important role in guiding others through analysis and recommendations that can influence the perception and appreciation of music by its consumers. It is this conception that guides this work, which was written in the first person and aims to perceive, through comparative analysis, how the album "Batidão Tropical" by Pabllo Vittar was analyzed from the perspective of specialized music critics both nationally and internationally, and what aesthetic, political, and social issues were highlighted. In order to do this, each step of this extensive history will be contextualized, starting from the global pop culture, passing through Brazilian pop culture, which includes a communicational debate about the mainstream and the gears of the entertainment industry, based on authors such as Frédéric Martel, Thiago Soares, Jeder Janotti, Alan Mangabeira, and others, to the indications of a study on fans and fandoms, who critically engage in consuming the album through the concept of affective war machine, adapting the concept of Deleuze and Guattari, in addition to contextualizing music criticism itself and its importance for radio, TV, and the internet. In parallel to this, this work also highlights the culture of the North and Northeast of Brazil and its external perspective through the sound produced by the singer, something that is rooted in the history of the drag queen artist Pabllo Vittar and materializes in the songs of "Batidão Tropical". At the moment when Pabllo begins to represent the LGBTQIAPN+ community through brazilian rhythms such as brega, tecnobrega, and forró, which are predominantly found in the outskirts of these major and important regions of Brazil, we analyze how the critical reception of this album with these rhythms unfolded in Brazil and the United States, in the G1 and UOL portals, and in the American magazine PopMatters, finding that foreign criticism of Brazilian products is often carried out by Brazilian communication experts, attempting to translate our culture.
Palavras-chave: Radialismo
Pabllo Vittar - Música - Análise crítica
Cultura pop - Aspectos sociais
Drag queen
Mídia - Crítica musical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28271
Data do documento: 9-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TVASAC04092023.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons