Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pessoa, Giovana Oliveira Veiga | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T17:03:03Z | - |
dc.date.available | 2023-09-06T17:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28308 | - |
dc.description.abstract | This monograph aims to discuss the use of irony as a narrative strategy in the story “The Story of an Hour” by Kate Chopin (1850-1904) and published in 1894, when the civilized world was dominated by the patriarchal model of social and political organization. Although in Europe and the US, the white and literate women were already claiming their first-class citizenship status. Starting from a brief history about the life and the author's work, such as the historical context that the story is developed, the story is studied and analyzed. Irony is discussed in the theoretical and critical foundations that underlie it, that is, irony depends on the context, since without it its effect vanishes. Our proposal to contextualize irony in the studied corpus proposes to understand as a strategy to explain the protagonist's cause of death without harming the grandiosity of the work on screen. In the analysis, we highlight the presence of three types of irony: situational or observable irony, verbal or instrumental irony and dramatic irony. In conclusion, irony is a trait of Chopin's work and it was used as a narrative strategy which purpose was to compromise neither its readership nor the Puritan American society. The appeal of polysemic dissimulation was the key to Chopin’s work continue to fascinate readers of different cultures throughout the 19th and 20th centuries and it is nowadays considered a canonical work in American literature. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:02:53Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TCC.pdf: 1569743 bytes, checksum: a8f785c155957ed01f8f4045ef260693 (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TERMO.pdf: 807276 bytes, checksum: 2fe730bbf2a60e234cf7a6a8c71cb453 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:03:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TCC.pdf: 1569743 bytes, checksum: a8f785c155957ed01f8f4045ef260693 (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TERMO.pdf: 807276 bytes, checksum: 2fe730bbf2a60e234cf7a6a8c71cb453 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-06T17:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TCC.pdf: 1569743 bytes, checksum: a8f785c155957ed01f8f4045ef260693 (MD5) GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TERMO.pdf: 807276 bytes, checksum: 2fe730bbf2a60e234cf7a6a8c71cb453 (MD5) Previous issue date: 2019-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Kate Chopin | pt_BR |
dc.subject | A história de uma hora | pt_BR |
dc.subject | Ironia | pt_BR |
dc.subject | Massaud Moisés | pt_BR |
dc.title | A ironia como estratégia narrativa em Kate Chopin, “A história de uma hora” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Nadilza Martins de Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5373805007297150 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 06/09/2023 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem por objetivo discutir o uso da ironia como estratégia narrativa no conto “A história de uma hora” de Kate Chopin (1850-1904) e publicado em 1894, momento em que o mundo civilizado era dominado pelo modelo patriarcal de organização social e política; porém na Europa e nos EUA as mulheres brancas e letradas já se insurgiam reivindicando o estatuto de cidadãs de 1ª classe. Partindo de um breve histórico sobre a vida e a obra da autora, assim como do contexto histórico no qual a história se desenvolve, o conto é estudado e analisado. A ironia é discutida nos fundamentos teóricos e críticos que a embasam, ou seja, a ironia depende do contexto, pois fora dele o seu efeito desaparece. A nossa proposta ao contextualizar a ironia no corpus estudado se propõe a entende-la como uma estratégia para explicar a causa mortis da protagonista sem ferir a grandeza da obra em tela. Na análise salientamos a presença de três tipos de ironia: a ironia situacional ou observável, a ironia verbal ou instrumental e a ironia dramática. Concluímos que, a ironia é uma marca na obra de Chopin e foi usada como uma estratégia narrativa cujo objetivo era não se comprometer nem com seu público leitor, nem com a sociedade americana de viés puritano. O recurso da dissimulação polissêmica faz com que a obra de Chopin continue fascinando leitores de diferentes culturas ao longo dos séculos 19 e 20 e, atualmente, já é considerada uma obra canônica da literatura norte americana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TCC.pdf | TCC | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
GiovanaOliveiraVeigaPessoa__TERMO.pdf | TERMO | 788,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons