Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Helton da Silva-
dc.date.accessioned2023-09-06T17:13:06Z-
dc.date.available2023-09-06T17:13:06Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28309-
dc.description.abstractWe know that the world is constantly changing and the use of new digital technologies in different environments is essential, since they are present in the dailypeople’s life and why do not bring them into the school environment as another tool to improve the teaching-learning of the students? It was thinking about it that our theme was chosen.We highlight here the works of Jorge (2014), Moran (2009), Moran (2013), Schwienhorst (1998) and Souza (2004). The present research seeks to report, using the comparative approach method, the results obtained through the experience made in groups, making a qualitative study on the use of new digital technologies for learning English through the Duolingo and Hello English applications. The main objective was to analyze two applications among the different tools that the digital technologies have for teaching-learning of the English Language: Duolingo and Hello English, where through their functionalities which of them had a greater acceptance on the part of the students. The results were raised from the realization of an experiment in a class of Elementary School II in a municipal school, divided in four groups, in the city of São José dos Ramos, whose students are adolescents, where two groups have used the application Duolingo and the other two Hello English and then there was the exchange of applications. In addition, there were seminars seeking to know a little about each application, thus making possible the learning process. The new digital technologies, through both applications, showed the possibility of using new dynamic and playful tools that we can bring to the classroom, making students more interested in English language classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:12:55Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TCC.pdf: 545383 bytes, checksum: 6b29e4c4d6af101d2a8af0fa9da26aa9 (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TERMO.pdf: 639557 bytes, checksum: 99c4526a90a5fe920813c7da18a876d4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-06T17:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TCC.pdf: 545383 bytes, checksum: 6b29e4c4d6af101d2a8af0fa9da26aa9 (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TERMO.pdf: 639557 bytes, checksum: 99c4526a90a5fe920813c7da18a876d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T17:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TCC.pdf: 545383 bytes, checksum: 6b29e4c4d6af101d2a8af0fa9da26aa9 (MD5) HeltondaSilvaCavalcante__TERMO.pdf: 639557 bytes, checksum: 99c4526a90a5fe920813c7da18a876d4 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectDuolingopt_BR
dc.subjectHello Englishpt_BR
dc.titleContributos das tecnologias digitais para a aprendizagem da língua Inglesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoSabemos que o mundo vive em constante mudança e o uso das novas tecnologias digitais em diferentes meios é imprescindível. Uma vez que elas se fazem presente no cotidiano das pessoas por que não trazê-las para o ambiente escolar como mais uma ferramenta para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos? Foi pensando nisso que nosso tema foi escolhido. Destacamos aqui os trabalhos de Jorge (2014), Moran (2009), Moran (2013), Schwienhorst (1998) e Souza (2004). A presente pesquisa busca relatar, usando o método comparativo de abordagem, os resultados obtidos através da experiência feita em grupos, fazendo um estudo qualitativo sobre o uso das novas tecnologias digitais para a aprendizagem da língua inglesa através dos aplicativos Duolingo e Hello English. O objetivo central foi analisar dois aplicativos dentre as diferentes ferramentas que as tecnologias digitais possuem para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa: Duolingo e Hello English, onde através de suas funcionalidades qual deles teve uma maior aceitação por parte dos alunos. Os resultados foram levantados a partir da realização de um experimento numa turma do Ensino Fundamental II numa escola municipal, dividida em quatro grupos, na cidade de São José dos Ramos, cujos alunos são adolescentes. Dois grupos usaram o aplicativo Duolingo e os outros dois o Hello English e depois houve a troca dos aplicativos. Além disto, houve seminários buscando conhecer um pouco sobre cada aplicativo, facilitando assim o processo de aprendizagem. As novas tecnologias digitais, por meio dos dois aplicativos, evidenciou a possibilidade de uso de novas ferramentas de cárater dinâmino e lúdico que podemos trazer para a sala de aula, fazendo com que os alunos se interessem mais pelas aulas de língua inglesapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HeltondaSilvaCavalcante__TCC.pdfTCC532,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HeltondaSilvaCavalcante__TERMO.pdfTERMO624,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons