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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2830
Tipo: TCC
Título: Processamento de orações relativas ambíguas com NPS complexos de substância em aprendizes de inglês como L2
Autor(es): Silva, Artur Paulino Da
Primeiro Orientador: Leitão, Márcio Martins
Resumo: No presente trabalho de conclusão de curso, temos por objetivo, no âmbito da Psicolinguística Experimental, investigar o processamento de Orações Relativas em brasileiros falantes de inglês como L2 em nível de proficiência avançado. Como fundamentação teórica, laçamos mão dos pressupostos de Frazier (1979, 1987), que lança a teoria do Garden Path, a fim de uma melhor compreensão a respeito do processador sintático humano, o parser. Para maior compreensão do processamento de orações relativas (e de adjuntos, de modo geral), Frazier & Clifton (1996, 1997) formulam a hipótese do Construal, no âmbito da qual Gilboy, Sopena, Clifton & Frazier (1995) formulam o princípio da referencialidade, em que orações relativas restritivas buscam, preferencialmente, núcleos que são referenciais, isto é, quando introduzem um determinante. Este princípio é utilizado como uma das formas de explicar a interpretação das orações relativas pelo parser. Partindo destes pressupostos, buscamos investigar esta questão do princípio da referencialidade. Para esta pesquisa, foi aplicado um experimento de leitura através de um questionário off-line, no qual manipulamos a referencialidade do N2 emergindo duas condições experimentais: N2 referencial e N2 não referencial. Para análise dos dados obtidos, recorremos ao teste do Qui-quadrado. Os dados do experimento evidenciaram que, na condição N2NR, o resultado demonstrou significativo em relação à aposição da oração relativa ao N1. Já no que diz respeito à condição N2R, encontramos resultado significativo em relação à aposição da oração relativa ao N2. Observando através do teste do Qui-quadrado de homogeneidade, o N2 demonstrou maior significância na condição N2R do que na condição N2NR. Portanto, concluímos que a informação de referencialidade possui, de fato, o potencial de influenciar a preferência de aposição da oração relativa.
Abstract: The main goal of this final paper, through the Experimental Psycholinguistics field, is to investigate the processing of relative clauses in Brazilians speakers of English as a foreign language in an advanced level of proficiency. The basis of the theory for this research goes on Frazier (1987), who launches the Garden Path theory, the Minimal Attachment and the Late Closure principle for better comprehension towards the human syntactical processor, the parser. For further understanding on relative clauses processing, Frazier & Clifton (1996, 1997), formulated the Construal Hypothesis, whereupon, Gilboy, Sopena, Clifton & Frazier (1995) bring up the Referentiality Principle, whereby restrictive relative clauses seek preferably cores that are referential, in other words, when it introduces a Determinant. This principle was formulated in order to explain the relative clauses interpretation through the parser. Under this assumption, this research attempts to better understand about the Referentiality Principle. In order to collect data, it was applied an off-line reading experiment in shape of questionnaire. In this experiment, the referentiality was manipulated emerging two experimental conditions: referential N2 and non-referential N2. For data analysis, it was used the chi-squared test. The experimental data showed that in N2NR condition, outcomes showed significant of the relative clause attachment to N1. Concerning the N2R condition it was found meaningful results related to the relative clause attachment to the N2. Observing through the Chi-Square Test of Homogeneity, the N2 demonstrated greater meaningful outcome on the N2R condition than on the N2NR condition. Therefore, it is clear that the referentiality of information has, in fact, a great potential to influence the preference for the relative clause attachment.
Palavras-chave: Oração relativa
Hipótese de Construal
Princípio da Referencialidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2830
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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