Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Vitor Amadeu Amarante-
dc.date.accessioned2023-09-06T21:26:42Z-
dc.date.available2023-09-06T21:26:42Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28323-
dc.description.abstractThis is a study that aims to identify the profile of the archivist graduated from the Archivology Course of the Federal University of Paraíba and the State University of Paraíba and from the perspective of the Pedagogical Project of the Course (PPC). Therefore, it makes use of the type of documentary research because it is more appropriate to the development of work as well as bibliographic research.The instrument for data collection is the PPC in force and the curriculum matrix of the two courses. The theoretical contribution takes place through the works of Ziegelmann (2021), Almeida; Duarte (2017), Silva; Bessa; Souza (2015), among others.It is concluded that the focus given to the professional profile of archivist who wants to graduate from the aforementioned universities is focused on the field of Information and Administration Technologies; management of public or private archival information units. The curricular matrix, in turn, tends to unify technical and administrative skills as well as emphasizes the need to understand the social role of archives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-09-06T21:26:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAAD06092023.pdf: 431133 bytes, checksum: f5f8b6d1c5cd81221bc502086b2caa61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T21:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAAD06092023.pdf: 431133 bytes, checksum: f5f8b6d1c5cd81221bc502086b2caa61 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso (PPC).pt_BR
dc.subjectCurso de Arquivologiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual da Paraíba (UEPB)pt_BR
dc.titlePerfil do discente em arquivologia sob a ótica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos da UFPB e UEPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Edileuda Soares-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo que tem como objetivo identificar o perfil do arquivista formado pelo Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba e sob a ótica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Para tanto, faz uso do tipo de pesquisa documental por se adequar de modo mais apropriado ao desenvolvimento do trabalho bem como da pesquisa bibliográfica. O instrumento de coleta de dados é o PPC em vigor e a matriz curricular dos dois cursos. O aporte teórico se dá por intermédio das obras de Ziegelmann (2021), Almeida; Duarte (2017), Silva; Bessa; Souza (2015), dentre outros. Conclui-se que o enfoque dado ao perfil profissional do arquivista que se quer formar nas universidades supracitadas está voltado para o domínio das Tecnologias de Informação e Administração; para o gerenciamento de unidades de informação arquivística pública ou privada. A matriz curricular, por sua vez, tende a unificar as competências técnicas e administrativas assim como acentua a necessidade de compreenção do papel social dos arquivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAAD06092023.pdf421,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons