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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28354
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Assimetria entre compreensão e produção de fala e formação de categorias fonológicas no desenvolvimento típico da linguagem: um estudo de caso |
Autor(es): | Franco, Ilíada Lima Vogeley, Ana Carla Estellita (Orientadora) |
Resumo: | Foi observada a assimetria entre compreensão e produção na aquisição fonológica típica, a partir de observação longitudinal das mudanças gradientes na ativação de categorias fonológicas. Apesar de uma rica literatura relacionada à produção e ao reconhecimento de palavras no desenvolvimento inicial, no que diz respeito aos dois primeiros anos de vida, estudos que combinem experimentos de processamento da fala com observação e a análise da produção ainda são escassos, sendo assim estudos de desenho longitudinal com dados coletados em pequenos intervalos ao longo do início do ciclo da vida da criança são raros, mas ajudam a entender os mecanismos através dos quais influências iniciais podem afetar nos resultados desenvolvimentais posteriores. Observou-se a ação do filtro articulatório na formação das primeiras palavras, a curva em U, mostrada pelas regressões que ocorreram durante o processo de produção da criança e a sistematização dos fonemas baseados em seus próprios padrões de produção por meio do inventário fonológico, desta forma, os dados confirmaram a hipótese inicial de que há uma assimetria natural, fisiológica no desenvolvimento dos módulos. |
Abstract: | "Does not contain a summary in another language [...]" |
Palavras-chave: | Produção da fala Percepção da fala Aquisição da linguagem Categorização fonológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28354 |
Data do documento: | 4-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
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