Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28368
Tipo: TCC
Título: Plano de marketing como forma estratégica para desenvolver insights e ideias em tempos sem precedentes: um novo olhar para a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista/João Pessoa-PB
Autor(es): Silva, Isabella Carla da
Primeiro Orientador: Pinheiro, Edna Gomes
Resumo: A adoção do marketing em unidades de informação tem como base contribuir com a gestão, no que se refere à sua administração, promovendo diversos benefícios, como o aprimoramento dos produtos/serviços e a obtenção de maior visibilidade e valorização por parte da comunidade onde a unidade está inserida. Objetiva analisar o cenário dos ambientes interno e externo da biblioteca pública Juarez da Gama Batista em João Pessoa - PB, com vistas à proposição de plano de marketing. É uma pesquisa descritiva e exploratória, do ponto de vista dos objetivos, e sob a perspectiva da abordagem do problema, é uma pesquisa de base qualitativa, configurando-se como um estudo de campo. Utiliza como instrumento para coleta de dados, questionário aberto, constituído por 22 (vinte e duas) indagações, a partir das dimensões laborais que a biblioteca apresenta. Recorre como técnica de análise dos dados empíricos, a análise de conteúdo. Examina na literatura quais os elementos necessários para a produção de um plano de marketing. Revela os fatores que a biblioteca precisa aprimorar, doravante a análise de cenário de ambientes interno e externo, a fim de se ter um maior desempenho enquanto agente de transformação sociocultural. Conclui, que a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista precisa fazer uso das estratégias de marketing, no intuito de tornar-se perceptível aos olhos do poder público e dos usuários, sejam esses potenciais, internos e/ou externos, mediante proposta de elaboração/implantação de um plano de marketing para viabilizar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas.
Abstract: The adoption of marketing in information units is based on contributing to management, with regard to its administration, promoting various benefits, such as the improvement of products/services and obtaining greater visibility and appreciation by the community where the drive is inserted. Objective analysis of the scenario of the internal and external environments of the public library Juarez da Gama Batista in João Pessoa - PB, with a view to proposing a marketing plan. It is a descriptive and exploratory research, from the point of view of the objectives, and from the perspective of approaching the problem, it is a research with a qualitative basis, configuring itself as a field study. It uses an open questionnaire as an instrument for data collection, consisting of 22 (twenty-two) questions, based on the labor dimensions that a library presents. It uses content analysis as a technique for analyzing empirical data. It examines the basic elements in the literature for the production of a marketing plan. It reveals the factors that the library needs to improve, henceforth analyzing the scenario of internal and external environments, in order to have a greater performance as an agent of sociocultural transformation. It concludes that the Juarez da Gama Batista Public Library needs to make use of marketing strategies in order to become noticeable to the public authorities and users, these potentials, internal and/or external, through a proposal for the preparation/implementation of a marketing plan to enable satisfactory results in accordance with your expectations and goals.
Palavras-chave: Marketing
Marketing em unidades de informação
Marketing em bibliotecas públicas
Plano de marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28368
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICS1109023.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons