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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28372
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise Fatorial Confirmatória do Protocolo Índice de Desvantagem Vocal
Autor(es): Ramos, Noemi dos Santos
Lopes, Leonardo Wanderley (Orientador)
Almeida, Larissa Nadjara Alves (Orientadora)
Resumo: A autoavaliação em voz é uma avaliação a partir da percepção do paciente acerca de sua voz, oferece informações cruciais para o diagnóstico vocal e auxilia no monitoramento terapêutico. O Índice de Desvantagem Vocal (IDV) é o protocolo de autoavaliação mais disseminado mundialmente na área de voz, e avalia as desvantagens acarretadas a partir de uma disfonia. O estudo se propõe analisar a estrutura fatorial do Protocolo Índice de Desvantagem Vocal (IDV) na versão do português brasileiro. Apresenta delineamento de caráter descritivo, documental e transversal. Foram avaliados protocolos de 483 indivíduos que fazem parte do banco de dados do laboratório de voz de uma instituição de ensino superior. Maior parte dos participantes foi composta pelo gênero feminino, com idade média de 40,08 anos (±15,03), estado civil solteiro, com curso superior completo, não profissionais da voz e naturais da região Nordeste. Realizou-se uma análise fatorial do IDV, a fim de verificar se seus domínios indicavam representações confiáveis e válidas. Foi possível observar que todas as cargas fatoriais do domínio emocional tiveram correlação com seu respectivo fator, a maioria dos itens do domínio orgânico obteve carga fatorial em seu fator de origem, com exceção do item oito, que teve correlação com o domínio emocional. Apenas quatro itens do domínio funcional continuaram com cargas fatoriais correlacionadas ao seu fator, e seis itens passaram para o domínio emocional. Desse modo, todos os itens que não se correlacionaram a seu domínio de origem tiveram correlação com o domínio emocional, sendo formado assim por 17 itens, o orgânico com 9 e o funcional com 4 itens
Abstract: Self-assessment in voice is an assessment based on the patient's perception of his voice, provides crucial information for voice diagnosis, and assists in therapeutic monitoring. The Voice Handicap Index (VHI) is the most widely distributed self assessment protocol in the voice field, and assesses the disadvantages of dysphonia. The study intends to analyze the factorial structure of the Protocol Voice Handicap Index (VHI) in the Brazilian Portuguese version. It presents a descriptive, documentary and transversal design. Protocols were evaluated of 483 individuals that are part of the database of the voice laboratory of a higher education institution. Most of the participants were female, with a mean age of 40.08 years (± 15.03), single marital status, with a full university degree, non voice professionals and natives from the Northeast region. A factorial analysis of the VHI was carried out in order to verify if its domains indicated reliable and valid representations. It was possible to observe that all factorial loads of the emotional domain correlated with their respective factor, most of the items in the organic domain obtained a factorial load in their origin factor, except for item eight, which had a correlation with the emotional domain. Only four items of the functional domain continued with factorial loads correlated to their factor, and six items moved to the emotional domain. Thus, all items that did not correlate with their domain of origin had a correlation with the emotional domain, being thus formed by 17 items, the organic with 9 and the functional with 4 items.
Palavras-chave: Análise Fatorial
Autoavaliação
Protocolos
Psicometria
Qualidade de vida
Voz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28372
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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