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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28376
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O fenômeno da modalização do gênero e-mail
Autor(es): Santos, Thais Madeiro Bessa dos
Resumo: A pesquisa tem por objetivo geral identificar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero discursivo e-mail e, especificamente, mapear os tipos de modalizadores, catalogar os modalizadores mapeados, identificar e analisar o funcionamento argumentativo dos modalizadores mapeados, verificar os efeitos de sentido promovidos pelos modalizadores como recurso de engajamento discursivo no gênero e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero e-mail. Para tanto, foram adotados os estudos da modalização desenvolvidos por Cervoni (1989); Castilho e Castilho (2002); Neves (2011); Nascimento e Silva (2012) e Adelino e Nascimento (2017). Além desses estudos, foi adotada a perspectiva de Bakhtin (2011) para amparar a discussão sobre gênero discursivo. Na apresentação do gênero e-mail, foram tomados como base os textos de Marcuschi (2008); Cruz (2005); Klautau (2011) e Brasil (2018). A pesquisa assume uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e de base interpretativa, já que foram identificados, mapeados, catalogados e interpretados os modalizadores presentes no corpus, atentando para o seu funcionamento argumentativo. O corpus é composto de 10 (dez) e-mails, coletados de fevereiro a março de 2019, por meio da rede mundial de computadores. Foram identificados 90 modalizadores, mais precisamente apresentados através da modalização delimitadora, da modalização deôntica de 2 obrigatoriedade e da modalização avaliativa. As análises revelam que tais modalizadores foram empregados no gênero e-mail para expressar uma previsão de resposta, como também para transmitir uma ordem e apresentar uma posição de apreciação do locutor ao fazer uma avaliação no enunciado.
Abstract: The general objective of the research is to identify the types of modalizers that characterize the discursive email genre and, specifically, map the types of modalizers, catalog the mapped modalizers, identify and analyze the argumentative functioning of the mapped modalizers, verify the effects of sense promoted by modalizers as a resource for discursive engagement in the genre and to identify the linguistic style, compositional structure and thematic content of the e-mail genre. For this, were adopted the modalization studies developed by Cervoni (1989); Castilho and Castilho (2002); Neves (2011); Nascimento e Silva (2012) and Adelino and Nascimento (2017). In addition to these studies, Bakhtin's (2011) perspective was adopted to supported the discussion of discursive genre. In the presentation of the genre email, were taken as base the texts of Marcuschi (2008); Cruz (2005); Klautau (2011) and Brazil (2018). The research assumes a qualitative approach of descriptive character and interpretative basis, since the modalizers present in the corpus were identified, mapped, cataloged and interpreted, paying attention to its argumentative functioning.The corpus is composed of 10 (ten) emails, collected from February to March 2019, through the world wide web. Ninety modalizers were identified, more precisely presented through the bounding modalization, deontic modalization of obligation and evaluative modalization. Analyzes reveal that such modalizers were employed in the e-mail genre to express a prediction of response, as well as to transmit an order and present a position of appreciation of the speaker when making an assessment in the utterance.
Palavras-chave: Modalização
Gênero discursivo
E-mail
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28376
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

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