Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28381
Tipo: TCC
Título: Algumas reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola através de textos literários em sala de aula
Autor(es): Silva, Ramilla Mayara Lucas da
Primeiro Orientador: Diniz, Christiane Maria de Sena
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do uso de textos literários nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira no ensino médio. No primeiro momento, refletimos sobre a presença do ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento através das orientações curriculares nacionais para o Ensino Médio. Em seguida, discutimos a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação do aluno, refletindo acerca da utilização da leitura de gêneros literários no ensino de línguas estrangeiras, em especial a língua espanhola e, por fim, apresentamos algumas considerações sobre a experiência em sala de aula com a inclusão de textos literários, apresentando como professores de língua espanhola de escola pública podem utilizar os textos literários na sua prática pedagógica e contemplam o desenvolvimento da leitura e escrita. Realizamos uma análise das atividades com o uso de textos literários nas aulas de língua espanhola no ensino médio da Escola Melquíades Vilar, a partir das reflexões de Hall (1989) e Núnez (2006).
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo discutir la importancia del uso de textos literarios en las clases de lengua española como lengua extranjera en la enseñanza media. En el primer momento, reflexionamos sobre la presencia de la enseñanza del español en Brasil y su desarrollo a través de las orientaciones curriculares nacionales para la Enseñanza Media. A continuación, discutimos la relación existente entre la literatura y la enseñanza para la formación del alumno, reflexionando sobre la utilización de la lectura de géneros literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras, en especial la lengua española y, por último, presentamos algunas consideraciones sobre la experiencia en el aula con la inclusión de textos literarios, presentando cómo profesores de lengua española de escuela pública pueden utilizar los textos literarios en su práctica pedagógica contemplando el desarrollo de la lectura y escritura. Realizamos un análisis de las actividades con el uso de textos literarios en las clases de lengua española en la enseñanza media de la Escuela Melquíades Vilar, a partir de las reflexiones de Hall (1989) y Núñez (2006).
Palavras-chave: literatura
língua espanhola
prática pedagógica
habilidades linguísticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28381
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RamillaMayaraLucasdaSilva__TCC.pdfTCC373,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RamillaMayaraLucasdaSilva__TERMO.pdfTERMO770,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons