Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28381| Tipo: | TCC |
| Título: | Algumas reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola através de textos literários em sala de aula |
| Autor(es): | Silva, Ramilla Mayara Lucas da |
| Primeiro Orientador: | Diniz, Christiane Maria de Sena |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do uso de textos literários nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira no ensino médio. No primeiro momento, refletimos sobre a presença do ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento através das orientações curriculares nacionais para o Ensino Médio. Em seguida, discutimos a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação do aluno, refletindo acerca da utilização da leitura de gêneros literários no ensino de línguas estrangeiras, em especial a língua espanhola e, por fim, apresentamos algumas considerações sobre a experiência em sala de aula com a inclusão de textos literários, apresentando como professores de língua espanhola de escola pública podem utilizar os textos literários na sua prática pedagógica e contemplam o desenvolvimento da leitura e escrita. Realizamos uma análise das atividades com o uso de textos literários nas aulas de língua espanhola no ensino médio da Escola Melquíades Vilar, a partir das reflexões de Hall (1989) e Núnez (2006). |
| Abstract: | El presente trabajo tiene como objetivo discutir la importancia del uso de textos literarios en las clases de lengua española como lengua extranjera en la enseñanza media. En el primer momento, reflexionamos sobre la presencia de la enseñanza del español en Brasil y su desarrollo a través de las orientaciones curriculares nacionales para la Enseñanza Media. A continuación, discutimos la relación existente entre la literatura y la enseñanza para la formación del alumno, reflexionando sobre la utilización de la lectura de géneros literarios en la enseñanza de lenguas extranjeras, en especial la lengua española y, por último, presentamos algunas consideraciones sobre la experiencia en el aula con la inclusión de textos literarios, presentando cómo profesores de lengua española de escuela pública pueden utilizar los textos literarios en su práctica pedagógica contemplando el desarrollo de la lectura y escritura. Realizamos un análisis de las actividades con el uso de textos literarios en las clases de lengua española en la enseñanza media de la Escuela Melquíades Vilar, a partir de las reflexiones de Hall (1989) y Núñez (2006). |
| Palavras-chave: | literatura língua espanhola prática pedagógica habilidades linguísticas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28381 |
| Data do documento: | 12-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RamillaMayaraLucasdaSilva__TCC.pdf | TCC | 373,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| RamillaMayaraLucasdaSilva__TERMO.pdf | TERMO | 770,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
