Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28387| Tipo: | TCC |
| Título: | As tecnologias como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem de língua espanhola, como língua estrangeira : uma experiência na escola municipal de ensino fundamental I e II Severino Marinheiro |
| Autor(es): | Medeiros, Marilene Mendes |
| Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
| Resumo: | A aprendizagem de uma língua estrangeira é sempre um desafio, porém, abre caminhos para novas descobertas e contato com uma nova cultura e múltiplas oportunidades, na vida pessoal, acadêmica e profissional. A inovação tecnológica vem invadindo nossas vidas e, consequentemente, nosso sistema educacional, o qual passa por processos e mudanças, em virtude da inserção das tecnologias em seu meio. A presente pesquisa foi desenvolvida em caráter exploratório e descritivo e possui natureza qualitativa e quantitativa, buscando analisar o uso das tecnologias no meio educacional, no ensino aprendizagem de língua espanhola como língua estrangeira. Para tanto, além da pesquisa com referencial bibliográfico foi realizada uma experiência de observação e análise em campo, com aplicação de um questionário e uma observação em sala de aula, com o auxílio de um recurso tecnológico áudio visual. Também foram observados a participação e o desempenho dos alunos e do professor de língua espanhola da escola Municipal de Ensino Fundamental I e II Severino Marinheiro, na turma do 8º ano, buscando analisar a opinião dos alunos e do professor da referida turma com relação à utilização dos meios tecnológicos como recurso pedagógico no ensino de língua espanhola como língua estrangeira. Neste sentindo, os meios tecnológicos, entram como objeto de apoio ao ensino de língua espanhola, como língua estrangeira e mediador de conhecimento de um novo idioma, entre professor e aluno. Para auxiliar na compreensão e desenvolvimento do tema proposto, o presente estudo toma como embasamento teórico os seguintes autores: KENSKY (2012), MORAN, MASSETO e BEHRENS (2000), entre outros. |
| Abstract: | El aprendizaje de un idioma extranjero es siempre un desafío, sin embargo, abre caminos a nuevos descubrimientos y el contacto con una nueva cultura y múltiples oportunidades, en su vida personal, académica y profesional. La innovación tecnológica está invadiendo nuestras vidas y, por lo tanto, nuestro sistema educativo, que pasa a través de procesos y cambios, en virtud de la inserción de las tecnologías en su medio. La presente investigación fue desarrollado en un estudio exploratorio y descriptivo y de naturaleza cualitativa y cuantitativa, tratando de analizar el uso de las tecnologías en la educación, la enseñanza aprendizaje del español como lengua extranjera. Por tanto, además de la investigación con referencia bibliográfica fue realizada una experiencia de observación y análisis en el campo, con la aplicación de un cuestionario y una observación en el aula, con la ayuda de un recurso tecnológico audio visual. También se observó la participación y el rendimiento de los estudiantes y el profesor de lengua española de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental I Y II Severino Marinero, en la clase de 8º año, buscando analizar la opinión de los alumnos y del professor de dicha clase con respecto a la utilización de los medios tecnológicos como recurso pedagógico en la enseñanza de español como lengua extranjera. En este sentido los medios tecnológicos entran como objeto de apoyo a la enseñanza de lengua española como lengua extranjera y mediador del conocimiento de una lengua nueva, entre el profesor y el alumno. Para ayudar en la comprensión y desarrollo del tema propuesto, el presente estudio toma como base teórica los siguientes autores: KENSKY (2012), MORAN, MASSETO y BEHRENS (2000), entre otros. |
| Palavras-chave: | Educação Recursos tecnológicos Língua espanhola Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28387 |
| Data do documento: | 3-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MarileneMendesMedeiros__TCC.pdf | TCC | 765,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| MarileneMendesMedeiros__TERMO.pdf | TERMO | 653,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
