Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28417
Tipo: TCC
Título: A língua espanhola e as políticas para as línguas estrangeiras no Brasil
Autor(es): Luz, José Flaviano Nascimento da
Primeiro Orientador: Ponte, Andrea Silva
Resumo: A necessidade de interação entre os povos coloca o homem em um processo histórico de reorganização linguística, sobretudo pela relação contextual política, econômica e cultural. O mesmo acontece no Brasil, historicamente associado a interferências destes precedentes nas principais reformas implementadas na legislação educacional do país, sobretudo na proposta de ensino de línguas estrangeiras, que vem refletindo um paradoxo na sua cronologia política linguística, especialmente quando retratamos a posição atribuída à oferta da língua espanhola neste contexto. Com o propósito de abordar essas questões, o presente trabalho de pesquisa traz uma revisão da literatura política linguística brasileira referente à presença da língua espanhola na educação básica, refletindo os principais contextos deste percurso histórico, a partir dos seus primeiros registros pedagógicos até os dias atuais, dialogando, principalmente, com os seguintes autores: Rodrigues (2010a, 2010b), Lagares (2013), Ponte (2013, 2016). No intuito é discutir a problemática em questão, explorando sites como: “Portal da Câmara dos Deputados”, “Planalto” e “Portal do MEC”. Portanto, o referido trabalho constatou uma série de obstáculos contextuais na proposta de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, sendo registrada a dicotomia da política linguística nacional, com reflexo na oferta da língua espanhola na educação básica, refletindo na necessidade crítica sócio-educacional contemporânea.
Abstract: La necesidad de interacción entre los pueblos coloca al hombre en un proceso histórico de reorganización lingüística, sobre todo por la relación contextual política, económica y cultural. El mismo ocurre en Brasil, históricamente asociado a interferencias de estos precedentes en las principales reformas implementadas en la legislación educativa del país, sobre todo en la propuesta de enseñanza de lenguas extranjeras, que viene reflejando una paradoja en su cronología política lingüística, especialmente, cuando retratamos la posición atribuida a la oferta de la lengua española en este contexto. Con el propósito de abordar estas cuestiones, el presente trabajo de investigación trae una revisión de la literatura política lingüística brasileña referente a la presencia de la lengua española en la educación básica, reflejando los principales contextos de este recorrido histórico, a partir de sus primeros registros pedagógicos hasta los días en la actualidad, dialogando principalmente con los siguientes autores: Rodrigues (2010a, 2010b), Lagares (2013), Ponte (2013, 2016). Con el fin de discutir la problemática en cuestión, explorando sitios como: "Portal de la Cámara de los Diputados", "Planalto" y "Portal del MEC". Por lo tanto, dicho trabajo constató una serie de obstáculos contextuales en la propuesta de enseñanza de lenguas extranjeras en Brasil, siendo registrada la dicotomía de la política lingüística nacional, con reflejo en la oferta de la lengua española en la educación básica, reflejando en la necesidad crítica socio-educativa contemporánea.
Palavras-chave: Língua espanhola
Legislação
Política Linguística
Currículo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28417
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséFlavianoNascimentodaluz__TCC.pdfTCC903,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséFlavianoNascimentodaLuz__TERMO.pdfTERMO708,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons