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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28428
Tipo: TCC
Título: O ensino de espanhol e as atuais políticas línguisticas : retrocessos e demandas educacionais
Autor(es): Barbosa, Eliene dos Santos
Primeiro Orientador: Pontes, Andrea Silva
Resumo: A Lei Nº 13.415, sancionada em 16 de fevereiro de 2017, que propõe reformas ao ensino médio, altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005, conhecida como a lei do espanhol, estabelecendo a língua inglesa como obrigatória desde o ensino fundamental, mais uma segunda língua como optativa no nível médio, deixando como sugestão a língua espanhola. Esta alteração supôs impactos na realidade educacional que foram vivenciados durante a experiência de estágio. Mediante isso surgiu a necessidade desta investigação, que se propôs verificar como as atuais políticas linguísticas representam um retrocesso para o ensino da língua espanhola, buscando por meio de um questionário dar voz aos educandos e fundamentar este trabalho percebendo como o Brasil apresenta relações com a língua espanhola, no entanto suas políticas linguísticas dão passos contrários. A escola é o campo de efetivação para uma política linguística. Seus educandos refletem criticamente a consciência desta relação cultural e como se faz importante a inserção da disciplina de língua espanhola para a construção de sua formação. Assim somos levados a refletir que essas intervenções políticas deveriam ser construídas em diálogo com seus destinatários e suas realidades para que possam promover uma melhor efetivação e refletir as reais necessidades linguísticas da comunidade.
Abstract: RESUMEM La Ley Nº 13.415, sancionada el 16 de febrero de 2017, que propone reformas a la enseñanza media, altera las Leyes nº 9.394, de 20 de diciembre de 1996, que establece las directrices y bases de la educación nacional y deroga la Ley nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, conocida como la ley del español, estableciendo la lengua inglesa como obligatoria desde la enseñanza fundamental, más una segunda lengua como optativa en el nivel medio, dejando como sugerencia la lengua española. Esta alteración supuso impactos en la realidad educativa que fueron vivenciados durante la experiencia de práctica. Por eso surgió la necesidad de esta investigación, que se propuso comprobar cómo las actuales políticas lingüísticas representan un retroceso para la enseñanza de la lengua española, buscando por medio de un cuestionario da voz a los educandos y fundamentar este trabajo percibiendo cómo el Brasil presenta relaciones con la lengua, sin embargo sus políticas lingüísticas dan pasos contrarios. La escuela es el campo de efectividad para una política lingüística. Sus educandos reflejan críticamente la conciencia de esta relación cultural y cómo se hace importante la inserción de la disciplina de lengua española para la construcción de su formación. Así nos lleva a reflexionar que esas intervenciones políticas deberían ser construidas en diálogo con sus destinatarios y sus realidades para que puedan promover una mejor efectividad y reflejar las reales necesidades lingüísticas de la comunidad
Palavras-chave: Lei 13.415
políticas linguísticas
ensino de espanhol
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28428
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

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