Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28442| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso da música como um recurso didático no ensino da oralidade da língua espanhola para alunos do ensino básico |
| Autor(es): | Leite, Luana Ligia Pereira |
| Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos e professor sobre importância da música como ferramenta pedagógica no ensino da oralidade da língua espanhola para alunos do ensino básico, investigando subsídios teóricos que apontem resultados satisfatórios no que diz respeito à utilização deste método como um recurso didático importante no processo de ensino-aprendizagem de ELE, além de possibilitar o ensino da variação linguística, no nível fonológico, através das canções. Para isso, aplicou-se um questionário com estudantes e uma professora de espanhol da Escola de Referência em Ensino Médio Teresa Torres, Escola Pública Estadual situada no município de Itapetim – PE. Nesta pesquisa, os dados analisados demonstraram que a música é considerada um recurso lúdico motivacional que desperta o interesse do aluno em aprender uma nova língua estrangeira, como o espanhol. O contato dos alunos com a música em sala de aula promove aulas dinâmicas e interativas, todos tem a oportunidade de participar, fugindo do método tradicional proporcionando o ambiente escolar mais agradável propício para aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos. Esperamos, assim, haver contribuído para os estudos descritivos acerca do uso da música como um recurso facilitador na aprendizagem da língua espanhola. |
| Abstract: | RESUMEN El presente trabajo tiene como objetivo analizar la percepción de los alumnos y profesor sobre la importancia de la música como herramienta pedagógica en la enseñanza de la oralidad de la lengua española para alumnos de la enseñanza básica, investigando subsidios teóricos que apunten resultados satisfactorios en lo que se refiere a la utilización de este método como un recurso didáctico importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE, además de posibilitar la enseñanza de la variación lingüística, en nivel fonológico, a través de las canciones. Para ello, se aplicó un cuestionario con estudiantes y una profesora de español de la Escola de Referência em Ensino Médio Teresa Torres, Escola Pública Estadual localizada en el municipio de Itapetim - PE. En esta investigación, los datos analizados entre los participantes demostraron que la música es considerada un recurso lúdico motivacional que despierta el interés del alumno en aprender una nueva lengua extranjera, como el español. El contacto de los alumnos con la música en el aula promueve clases dinámicas e interactivas, donde todos tienen la oportunidad de participar, huyendo del método tradicional proporcionando un ambiente escolar más agradable propicio para el aprendizaje y adquisición de nuevos conocimientos. Por lo tanto, hemos contribuido a los estudios descriptivos sobre el uso de la música como un recurso facilitador en el aprendizaje de la lengua española. |
| Palavras-chave: | Música Recurso didático Língua estrangeira Aprendizagem Espanhol |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28442 |
| Data do documento: | 3-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LuanaLigiaPereiraLeite__TCC.pdf | TCC | 859,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| LuanaLigiaPereiraLeite__TERMO.pdf | TERMO | 966,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
