Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2850
metadata.dc.type: TCC
Title: Letramento digital: as atuações dos docentes do 9º ano do ensino fundamental frente à leitura e à escrita no ciberespaço
metadata.dc.creator: Firmo, Jonathas Anderson de Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é resultado do Projeto Letramento Digital e a Atuação Docente no Vale do Mamanguape – PIBIC/UFPB. O referido estudo tomou como pressupostos teóricos os postulados de Lévy (1999), Coscarelli (1999), Xavier (2002), Soares (2002, 2010) e Maciel (2008), dentre outros. O objetivo é apresentar um estudo acerca do letramento digital dos profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental e as contribuições pedagógicas facilitadas por essas tecnologias digitais no exercício profissional, buscando, também, identificar os modos pelos quais os docentes estão se apropriando dessas tecnologias, no tocante à leitura e à escrita. Após o estudo, constatou-se que o professores possuem computador, têm acesso à internet e a utilizam com muita frequência em suas práticas sociais. Seu uso relacionado às atividades de leitura e de escrita, didaticamente, restringe-se à pesquisa de conteúdos das disciplinas, utilização do e-mail e das redes sociais como forma de comunicação com os alunos. Acredita-se que esta pesquisa apontará para novos direcionamentos acerca do processo ensino/aprendizagem, visto que a maioria dos profissionais da educação ainda precisa ser capacitado tecnologicamente para ministrar uma aula nesse contexto, ou seja, ser letrado digitalmente.
Abstract: This article is the result of the Digital Literacy Project and Teacher Performance in Vale the Mamanguape - PIBIC / UFPB.The study took as theoretical background the postulates of Lévy (1999), Coscarelli (1999), Xavier (2002), Soares (2002, 2010) and Maciel (2008), among others. The objective is to present a study on digital literacy of education professionals working in primary education and pedagogical contributions facilitated by these digital technologies in professional exercise, also seeking to identify the ways which teachers are appropriating these technologies with regard to reading and writing. After the study, we observed that the teachers have a computer, have access to the internet and use it very frequently in their social practices. Its use related to reading activities and writing didactically, is restricted to the research disciplines of content, email use and social networks with form of communication with students. We believe that this research will point to new directions about the teaching / learning process, as the most of the professionals of education still needs to be digitally trained to teach a lesson in this context, that is be digitally literate.
Keywords: Leitura e Escrita
Letramento digital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
An error occurred on the license name.
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2850
Issue Date: 6-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMF22062016.pdf547,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.