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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28501
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Esquemas motores vocais e as primeiras palavras
Autor(es): Silva, Amanda Gomes da
Vogeley, Ana Carla Estellita (Orientadora)
Resumo: Introdução: Esta pesquisa parte da necessidade de ser dada mais atenção ao início do uso das primeiras palavras, considerando as especificidades fonológicas e a relação com o nível lexical, em dados longitudinais, com intervalos pequenos, de modo que consigam acessar as nuances das menores mudanças linguísticas na fala da criança. Na transição do balbucio para as primeiras palavras, a criança desenvolve Esquemas Motores Vocais (EMV), produções consistentes de determinadas consoantes e sílabas ou rotinas articulatórias estáveis. Consoantes consistentes do balbucio canônico tendem a integrar EMV e culminam nas primeiras palavras, o que revela a gradiência entre os estágios. Os EMV fornecem dupla informação, via auditiva e articulatória, e podem conduzir a uma regularidade na produção, enquanto programas de fala, reduzindo a carga geral de processamento. A formação de EMV(s) diferentes leva a rápidos avanços lexicais. Parte-se da hipótese de que EMV têm relação direta com planejamento e programação motora da fala, mecanismos de aprendizagem implícitos e explícitos, que culminam nas primeiras palavras. Objetivo: Analisar os recursos e as mudanças gradientes na fala da criança, do balbucio às primeiras palavras. Métodos: Foram utilizados dados do Corpus Longitudinal de Aquisição de Fala – CLAF (VOGELEY, 2017), composto por dados longitudinais de uma criança, acompanhada do nascimento aos 24 meses de vida, com intervalos máximos de 24 horas entre os registros. A criança é do sexo masculino, monolíngue falante do português brasileiro e apresenta um desenvolvimento típico. Resultados: EMV, aos 10 meses de idade, com os fonemas /p/ e /m/ deram suporte à produção das palavras [pa.'pa] e [mã’mã], para papai e mamãe, aos 12 meses. Aos 16 meses, EMV com a sequência /pl/, constituída por fonemas que antes compunham programas motores isolados, integram [‘plã’plã’plã], seguida pela palavra planta [‘plã.]. A preferência pelo fonema /l/ já existia em padrões de balbucio. Mecanismos de aprendizagem implícita justificam uma consoante preferencial. Observou-se interação entre frequência de produção de consoantes em EMV e primeiras palavras, além de precisão em sílabas repetidas. Conclusões: As 10 primeiras palavras tiveram formas programadas em EMV, que serviram como programas motores de fala pré estabelecidos, ou suporte fonético para as primeiras palavras. A sequência de sons pré-programada nos EMV torna mais fácil adquirir um mapeamento de significado incorporando essa sequência.
Abstract: Introduction: This research starts from the need to pay more attention to the early first words, considering the phonological specificities and the relation with the lexical level, in longitudinal data, with short gaps, so that they can access the nuances of the minor changes in the child's speech. In the transition from babbling to first words, the child develops Vocal Motors Schemes (VMS), consistent productions of certain consonants and syllables or stable articulatory routines. Consonants from the canonical babble tend to integrate VMS and culminate in the first words, which reveals the gradient between the stages. VMS provide dual information, both auditory and articulatory, and can lead to a regularity in production, as speech programs, reducing the overall processing burden. The formation of different VMS leads to rapid lexical advances. It is based on the hypothesis that they are directly related to speech motor planning and programming, implicit and explicit learning mechanisms that culminate in the first words. Objective: To analyze the resources and the gradient changes in children's speech, from babbling to the first words. Methods: Data from the Longitudinal Corpus of Speech Acquisition – CLAF (VOGELEY, 2017), composed of longitudinal data of a child, by birth at 24 months, with maximum intervals of 24 hours between the records. The child is a male, monolingual Brazilian-speaking speaker, with a typical development. Results: VMS, at 10 months of age, with phonemes / p / and / m / supported the production of words [pa.'pa] and [mã'mã], for mom and dad, at 12 months. At 16 months, VMS with the / pl / sequence, consisting of phonemes that previously comprised isolated motor programs, integrate ['plã'plã'plã], followed by the word planta [' plã.]. Preference for the phoneme /l/ already existed in the babbling patterns. Implicit learning mechanisms justify a preferential consonant. It was observed interaction between frequency of production of consonants in VMS and first words, besides precision in repeated syllables. Conclusions: The first 10 words had programmed forms in VMS, which served as pre-established speech engine programs, or phonetic support for the first words. The pre-programmed sound sequences in the VMS make it easier to acquire a meaning mapping by incorporating this sequence.
Palavras-chave: Fala
Desenvolvimento fonológico
Esquemas motores vocais
Primeiras palavras
Templates
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28501
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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