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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28508
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atuação fonoaudiológica na dificuldade alimentar em uma criança com Síndrome de Down
Autor(es): Vieira, Jaianne Lourdes Furtado
Vasconcelos, Manuela Leitão de (Orientadora)
Resumo: O presente artigo relata o caso clínico de uma criança com Síndrome de Down de 23 meses de idade. A paciente apresentou dificuldade alimentar caracterizada por recusa, preferências alimentares, alterações nas estruturas do sistema estomatognático quanto ao tônus, postura e mobilidade, dificuldade mastigatória e defesa sensório-oral. Foram realizadas 10 sessões de fonoterapia que aconteceram de segunda a sexta com duração de 50 minutos com o objetivo principal de melhorar a qualidade e o conforto do ato de comer, bem como promover a aceitação dos alimentos em maior quantidade e variedade. Para acompanhamento da alimentação em casa, foi entregue um diário alimentar ao pai com perguntas sobre os alimentos ofertados, utensílios, estratégias, comportamento, ingestão e duração da refeição. Foi verificada a evolução clínica da paciente em ambiente terapêutico e as respostas de oito momentos de almoço registrados no diário durante o período em que ocorreram as sessões fonoaudiológicas e mais oito após três meses das sessões fonoaudiológicas. Em ambiente terapêutico, observou-se melhora da habilidade sensório-motora oral e aumento da aceitação e autonomia durante a alimentação. As respostas no diário alimentar do momento do almoço de ML, durante a intervenção, principalmente nas primeiras sessões, foi marcado por constante recusa e pouca ingestão, porém, após 3 meses da intervenção, de acordo com a entrevista realizada com o pai e as informações registradas no diário alimentar notou-se redução das preferências sensoriais, menos recusa e mais ingestão. Portanto, concluiu-se que as alterações do sistema estomatognático geraram impacto no desenvolvimento alimentar de ML e a intervenção fonoaudiológica mostrou-se eficaz no tratamento da dificuldade alimentar da paciente.
Abstract: The present article reports the clinical case of a child with Down Syndrome, with 23 months of age. The patient presented food difficulty characterized by refusal, alimentary preferences, changes in stomatognathic system structures regarding tonus, posture and mobility, masticatory difficulty and sensory-oral defense. Ten speech therapy sessions were held from Monday to Friday lasting 50 minutes with the main objective of improving the quality and comfort of eating, as well as promoting the acceptance of foods in greater quantity and variety. For food monitoring at home, a food diary was given to the father with questions about the foods offered, utensils, strategies, behavior, intake and duration of the meal. It was verified the clinical evolution of the patient in a therapeutic environment and the responses of eight lunch moments recorded in the diary during the period in which the speech-language and speech therapy sessions occurred and eight more after three months of the speech-language pathology sessions. In the therapeutic setting, it was observed an improvement in oral sensory-motor ability and increased acceptance and autonomy during feeding. The responses in the ML lunch time diary during the intervention, especially in the first sessions, were marked by constant refusal and low intake, but after 3 months of intervention, according to the interview with the father and the information recorded in the food diary noticed a reduction of sensorial preferences, less refusal and more intake. Therefore, it was concluded that the changes in the stomatognathic system had an impact on the alimentary development of ML and the speech-language intervention proved to be effective in the treatment of the patient's eating difficulty.
Palavras-chave: Não consta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28508
Data do documento: 21-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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