Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2850
Tipo: TCC
Título: Letramento digital: as atuações dos docentes do 9º ano do ensino fundamental frente à leitura e à escrita no ciberespaço
Autor(es): Firmo, Jonathas Anderson de Moura
Primeiro Orientador: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Resumo: Este artigo é resultado do Projeto Letramento Digital e a Atuação Docente no Vale do Mamanguape – PIBIC/UFPB. O referido estudo tomou como pressupostos teóricos os postulados de Lévy (1999), Coscarelli (1999), Xavier (2002), Soares (2002, 2010) e Maciel (2008), dentre outros. O objetivo é apresentar um estudo acerca do letramento digital dos profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental e as contribuições pedagógicas facilitadas por essas tecnologias digitais no exercício profissional, buscando, também, identificar os modos pelos quais os docentes estão se apropriando dessas tecnologias, no tocante à leitura e à escrita. Após o estudo, constatou-se que o professores possuem computador, têm acesso à internet e a utilizam com muita frequência em suas práticas sociais. Seu uso relacionado às atividades de leitura e de escrita, didaticamente, restringe-se à pesquisa de conteúdos das disciplinas, utilização do e-mail e das redes sociais como forma de comunicação com os alunos. Acredita-se que esta pesquisa apontará para novos direcionamentos acerca do processo ensino/aprendizagem, visto que a maioria dos profissionais da educação ainda precisa ser capacitado tecnologicamente para ministrar uma aula nesse contexto, ou seja, ser letrado digitalmente.
Abstract: This article is the result of the Digital Literacy Project and Teacher Performance in Vale the Mamanguape - PIBIC / UFPB.The study took as theoretical background the postulates of Lévy (1999), Coscarelli (1999), Xavier (2002), Soares (2002, 2010) and Maciel (2008), among others. The objective is to present a study on digital literacy of education professionals working in primary education and pedagogical contributions facilitated by these digital technologies in professional exercise, also seeking to identify the ways which teachers are appropriating these technologies with regard to reading and writing. After the study, we observed that the teachers have a computer, have access to the internet and use it very frequently in their social practices. Its use related to reading activities and writing didactically, is restricted to the research disciplines of content, email use and social networks with form of communication with students. We believe that this research will point to new directions about the teaching / learning process, as the most of the professionals of education still needs to be digitally trained to teach a lesson in this context, that is be digitally literate.
Palavras-chave: Leitura e Escrita
Letramento digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
An error occurred on the license name.
URI: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2850
Data do documento: 6-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMF22062016.pdf547,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.