Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Álisson de Lima-
dc.date.accessioned2017-11-13T22:45:21Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2017-11-13T22:45:21Z-
dc.date.issued2016-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2851-
dc.description.abstractTo allow education using the internet to be more inclusive, the Web should be accessible to all users. A virtual learning environment concerned with accessibility makes it possible for any student, regardless of their limitations, can perform tasks on the Web. This paper presents a study about the evaluation of accessibility in virtual learning environments using the Automatic Method of evaluation. It is an applied research. Using the automatic web accessibility evaluators: Aces and Hera with the Moodle virtual learning environments at the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Manor of the Federal University of Ceará (UFC). The results show that the evaluation of accessibility, in virtual learning environments using the Automatic Method of evaluation, becomes a viable strategy for assessing the accessibility on portals. As a continuation of this study, wanted to expand the discussion about requirements used by automatic accessibility evaluators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T22:45:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALF22062016.pdf: 1583720 bytes, checksum: d43354bee5a968079f547aa5fc773b17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T22:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALF22062016.pdf: 1583720 bytes, checksum: d43354bee5a968079f547aa5fc773b17 (MD5) Previous issue date: 2016-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação de Acessibilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidade - Webpt_BR
dc.titleAvaliação de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo utilizando método automático de avaliaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.description.resumoPara permitir que a educação utilizando a internet seja mais inclusiva, o ambiente Web deve ser acessível a todos os usuários. Um ambiente virtual de aprendizagem preocupado com a acessibilidade possibilita que qualquer aluno, independentemente de suas limitações, possa realizar tarefas na Web. Este trabalho apresenta um estudo acerca da Avaliação de Acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando o Método Automático de Avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Utilizaram-se os avaliadores automáticos de acessibilidade web: Ases e Hera com os ambientes virtuais de aprendizagem Moodle da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Solar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados mostram que a Avaliação de Acessibilidade, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando o Método Automático de Avaliação, torna-se uma estratégia viável para avaliar a acessibilidade em portais. Como continuação deste estudo, procuram-se ampliar as discussões acerca de requisites utilizados pelos avaliadores automáticos de acessibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALF22062016.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons