Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Álisson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-13T22:45:21Z | - |
dc.date.available | 2016-06-22 | - |
dc.date.available | 2017-11-13T22:45:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2851 | - |
dc.description.abstract | To allow education using the internet to be more inclusive, the Web should be accessible to all users. A virtual learning environment concerned with accessibility makes it possible for any student, regardless of their limitations, can perform tasks on the Web. This paper presents a study about the evaluation of accessibility in virtual learning environments using the Automatic Method of evaluation. It is an applied research. Using the automatic web accessibility evaluators: Aces and Hera with the Moodle virtual learning environments at the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Manor of the Federal University of Ceará (UFC). The results show that the evaluation of accessibility, in virtual learning environments using the Automatic Method of evaluation, becomes a viable strategy for assessing the accessibility on portals. As a continuation of this study, wanted to expand the discussion about requirements used by automatic accessibility evaluators. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-13T22:45:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALF22062016.pdf: 1583720 bytes, checksum: d43354bee5a968079f547aa5fc773b17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-13T22:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALF22062016.pdf: 1583720 bytes, checksum: d43354bee5a968079f547aa5fc773b17 (MD5) Previous issue date: 2016-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade - Web | pt_BR |
dc.title | Avaliação de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo utilizando método automático de avaliação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castro Neto, Mariano | - |
dc.description.resumo | Para permitir que a educação utilizando a internet seja mais inclusiva, o ambiente Web deve ser acessível a todos os usuários. Um ambiente virtual de aprendizagem preocupado com a acessibilidade possibilita que qualquer aluno, independentemente de suas limitações, possa realizar tarefas na Web. Este trabalho apresenta um estudo acerca da Avaliação de Acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando o Método Automático de Avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Utilizaram-se os avaliadores automáticos de acessibilidade web: Ases e Hera com os ambientes virtuais de aprendizagem Moodle da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Solar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados mostram que a Avaliação de Acessibilidade, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando o Método Automático de Avaliação, torna-se uma estratégia viável para avaliar a acessibilidade em portais. Como continuação deste estudo, procuram-se ampliar as discussões acerca de requisites utilizados pelos avaliadores automáticos de acessibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALF22062016.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons