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metadata.dc.type: TCC
Title: Acessibilidade virtual: um estudo sobre a acessibilidade, a usabilidade e a comunicabilidade em portais institucionais federais.
metadata.dc.creator: Almeida, Leonardo Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: O uso cada vez mais crescente da Web contribuiu significantemente para a disseminação da “Sociedade da Informação”, na qual pessoas, organizações e instituições educacionais são fortemente dependentes dessa tecnologia. Em relação a esse acontecimento, faz-se necessário que os sistemas Web ofereçam a possibilidade de acesso a qualquer tipo de usuário, independente deste ter alguma deficiência ou não. Os Portais de Instituições Educacionais possuem grande responsabilidade de tornar acessível o seu conteúdo e informações a toda a comunidade. Apesar dessa necessidade e da existência de legislação específica para instituições federais, ainda há muitos problemas com a acessibilidade desses Websites. Desta forma, é necessário que sejam feitas avaliações para identificar os problemas de acessibilidade que podem ser encontrados, por pessoas com deficiência para que possam ser corrigidos. A proposta deste trabalho foi a de efetuar uma pesquisa aplicada com a realização de avaliações de seis portais de Instituições Federais de Ensino Superior. As avaliações foram realizadas na modalidade automática utilizando as recomendações do Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG 2.0) e do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG). Nas páginas selecionadas para a avalição foi verificado que as mesmas não estão adequadas nem sequer para o nível mínimo recomendado. Os resultados mostraram problemas na acessibilidade de imagens, conteúdo multimídia, links, entre outros. Ao final apresenta-se como contribuição um levantamento dos tipos de problemas e sugestões para correções que poderão ser utilizados para adequação e melhoria de acesso dos portais. Os problemas encontrados durante a realização da pesquisa demonstram que o trabalho de adequação é necessário para que a instituição federal esteja em conformidade com requisitos estipulados pela legislação brasileira e para que ofereça o acesso adequado aos portadores de necessidades especiais.
Abstract: Use increasingly growing Web has contributed significantly to the spread of the "Information Society", in which people, organizations and educational institutions are heavily dependent on this technology. Regarding this event, it is necessary that the Web systems offer the possibility of access to any type of user, independent of having a disability or not. Portals Educational institutions have great responsibility to make available the content and information to the entire community. Despite this need and the existence of specific legislation for federal institutions, there are still many problems with the accessibility of these Web sites. Thus, we need to be made assessments to identify accessibility problems that may be encountered by people with disabilities so they can be fixed. The purpose of this study was to perform a search applied to conducting assessments six portals of Federal Institutions of Higher Education. The evaluation was performed in the automatic modes using the recommendations of the Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (WCAG 2.0) and the Electronic Government Accessibility Model (EMAG). In the pages selected for the evaluation it was verified that they are not suitable even for the minimum recommended level. The results showed problems in the accessibility of images, multimedia content, links, among others. At the end it appears as contribution a survey of the types of problems and suggestions for corrections that may be used for adjustment and improvement of access portals. The problems encountered during the research show that the adaptation work is necessary for the federal institution complies with requirements stipulated by Brazilian law and to provide adequate access to the handicapped.
Keywords: Acessibilidade - Web
Avaliação dos Portais
Design Universal
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2852
Issue Date: 6-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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