Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2858
Tipo: TCC
Título: Pensamento computacional no contexto escolar: um estudo exploratório baseado nas perspectivas dos professores do ensino médio
Autor(es): Costa, Leonardo dos Santos
Primeiro Orientador: Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de
Resumo: O pensamento computacional é apontado por estudiosos como uma das habilidades primordiais para esse novo século. Trata-se de competências e habilidades associadas à resolução de problemas e transversais a outras áreas do conhecimento. Partido desta premissa manifesta-se a necessidade de buscar compreender se tais habilidades são desenvolvidas na escola pelos professores, uma vez que, eles exercem papéis primordiais na construção do saber. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos professores do Ensino Médio a respeito das habilidades do pensamento computacional. Para atingir o objetivo, realizamos uma pesquisa de campo com professores de uma escola pública de Rio Tinto/PB. Primeiramente, fizemos uma pesquisa bibliográfica para identificar e caracterizar as habilidades do pensamento computacional. Depois, utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. Os dados coletados foram analisados empregando o método de triangulação de dados. Com base nos dados analisados, temos indícios que os termos das habilidades do pensamento computacional ainda não são claros para os professores e são pouco explorados. Embora alguns professores procurem usá-las durante as atividades, o conceito tende a ser modificado, tornando a habilidade diferente do propósito inicial apresentado na literatura.
Abstract: Computational thinking is pointed to by scholars as one of the key skills for this new century. It's about skills and abilities associated with the troubleshooting and beams to other areas of knowledge. Advantage of this premise is the need to seek to understand if such skills are developed at school by teachers, since they exercise primary roles in the construction of knowledge. Thus, the present work aims to understand the perceptions of high school teachers about computational thinking skills. To achieve the goal, we conduct a field research with public school teachers of Rio Tinto/PB. First, we did a literature search to identify and characterize the computational thinking skills. Then, we use data collection instruments a questionnaire and interview. The collected data were analyzed using the method of triangulation of data. Based on the data analyzed, we have evidence that the terms of computational thinking skills not yet clear for teachers and are barely explored. Although some teachers seek to use them during the activities, the concept tends to be modified, making the skill other than the initial purpose presented in literature.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Professores - Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2858
Data do documento: 8-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSC21062016.pdf901,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons