Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28586| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Finanças pessoais e atuação dos alunos na prática diária : um estudo no curso de ciências contábeis da universidade federal da paraíba – campus/IV |
| Autor(es): | Rosendo, Juliane Eustáquio |
| Resumo: | As finanças pessoais referem-se ao modo de lidar com o dinheiro, da forma como é feito o controle dos gastos no decorrer do tempo, de forma que quando não há o conhecimento prévio adequado, pode haver gastos excessivos e até descontrolados. Portanto, ficando endividados e sendo assim, há a importância do conhecimento em educação financeira, para saber gerir melhor as finanças, evitando as inadimplências. Partindo desse pensamento houve a intenção de ter conhecimento sobre a maneira como os alunos do curso de Ciências Contábeis, do Campus IV/UFPB, atuam frente as suas finanças pessoais. Dessa forma, o propósito dessa pesquisa foi estudar a atuação das práticas dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFPB/Campus IV nas finanças pessoais, observando seus conhecimentos e suas atitudes nas finanças como universitário. Com isso, foram aplicados questionários contendo 20 questões, sendo 6 questões sobre o perfil dos alunos e 14 questões acerca da situação econômica deles, inseridos de maneira aleatória entre os estudantes de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis por meio do Google Forms. Para o processo de tabulação dos dados foi utilizado o mesmo programa com os relatórios e planilha do Excell gerados pelo recurso, que faz uso da estatística descritiva, com valores absolutos e relativos. O estudo conclui que a maioria dos estudantes fazem parte do 9º e 10º período do referido curso, o que significa que já cursaram várias disciplinas contendo assuntos sobre finanças. Enquanto que todos os respondentes, 89% deles planejam suas finanças, a maioria registrando em caderno e em planilha Excel, embora 40% dos alunos consideram-se com conhecimentos satisfatórios em finanças pessoais e 40% com conhecimentos regulares. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Finanças pessoais Educação financeira Contábeis |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28586 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JulianeEustaquioRosendo__TCC.pdf | tcc | 577,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| JulianeEustaquioRosendo__TERMO.pdf | termo | 207,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
