Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28594Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | PEQUENO, MYRELLA | - |
| dc.date.accessioned | 2023-09-28T18:24:24Z | - |
| dc.date.available | 2022-12-20 | - |
| dc.date.available | 2023-09-28T18:24:24Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28594 | - |
| dc.description.abstract | Higher education is an universal human right for everyone, including refugees in foreign countries. Even so, it is often difficult to verify the presence of refugees in undergraduate and graduate courses, as it happens in Federal University of Paraíba (UFPB) and other institutions. Based on this observation, this current study proposes to analyze the issue of access to higher education for refugees. To do so, it is based on international instruments regarding the right to education, which encourage such access, to then understand whether Brazil is fulfilling its obligations by implementing affirmative action, in order to overcome legal and factual obstacles faced by refugees when entering higher education institutions. Given these difficulties, the Cátedra Sérgio Vieira de Mello Project (CSVM) is examined as a possible good practice to critically analyze the situation at UFPB. In view of this, using the deductive method, national initiatives to implement the international obligation to guarantee access to higher education for refugees were verified which even recognizing the efforts made, still seem insufficient in light of the existing demand. The UFPB itself carries out actions that enable the adoption of affirmative policies that can be more inclusive in the institution, such as joining the CSVM Project. The analysis of the data obtained showed the need for more democratics policies on a national level. It is considered that the results obtained can be useful for reflection on the proposed theme, bringing contribution and development in public policies adopted for refugees regarding higher education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by lucimário dias (luciocam@hotmail.com) on 2023-09-28T18:24:24Z No. of bitstreams: 1 MRAP061222.pdf: 1198645 bytes, checksum: 2a38948e6625922994d2f2553d2df200 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-28T18:24:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRAP061222.pdf: 1198645 bytes, checksum: 2a38948e6625922994d2f2553d2df200 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Refugiados | pt_BR |
| dc.subject | acesso à educação | pt_BR |
| dc.subject | políticas públicas em educação | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Cátedra Sérgio Vieira de Mello | pt_BR |
| dc.subject | princípio da proporcionalidade | pt_BR |
| dc.subject | Refugees | pt_BR |
| dc.subject | access to education | pt_BR |
| dc.subject | public policies in education | pt_BR |
| dc.subject | Sérgio Vieira de Mello Project | pt_BR |
| dc.subject | proportionality principle | pt_BR |
| dc.title | O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS NO BRASIL: UM ESTUDO À LUZ DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Peterke, Sven | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1324971371300072 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A educação superior é um direito humano universal de todos, inclusive de pessoas refugiadas que se encontram em países estrangeiros. Mesmo assim, é muitas vezes difícil constatar o número de refugiados nos cursos de graduação e pós-graduação, como ocorre na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em outras instituições. Partindo dessa observação, o presente trabalho se propõe a analisar a problemática do acesso à educação superior aos refugiados. Para tanto, fundamenta-se nos instrumentos internacionais no tocante ao direito à educação que incentivam tal acesso para a seguir compreender se o Brasil está cumprindo as respectivas obrigações pela implementação de ações afirmativas, para assim superar os obstáculos jurídicos e fáticos enfrentados pelos refugiados no ingresso a instituições de ensino superior. Dada essas dificuldades, é examinada como possível boa praxe o Projeto Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) para analisar criticamente a situação na UFPB. Diante disso, utilizando o método dedutivo, verificou-se que as iniciativas nacionais para implementar a obrigação internacional de garantir acesso ao ensino superior para refugiados, apesar dos esforços feitos, ainda parecem insuficientes diante da demanda existente. A própria UFPB executa ações que viabilizam a adoção de políticas afirmativas que possam ser mais inclusivas na instituição, como o ingresso ao Projeto CSVM. A análise dos dados obtidos evidenciou a necessidade de políticas mais democráticas em âmbito nacional. Considera-se que os resultados obtidos podem ser úteis para a reflexão do tema proposto e para contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas voltadas ao acesso dos refugiados à educação superior. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Direito Público | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ACNUR, Brasil. Termo de Referência – Cátedra Sérgio Vieira de Mello. p.7. 2019. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/03/Termo de-refer%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 20 out. 2022. ACNUR, Brasil. Convenção de 1951. 2022. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/. Acesso em: 15 out. 2022. ACNUR, Brasil. Dados sobre Refúgio. 2021. Disponível em: https://bityli.com/EcRETTnBc. Acesso em: 11 set. 2022. ACNUR, Brasil. Histórico. 2013. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/historico/. Acesso em: 10 out. 2022. ACNUR, Brasil. Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil: Subsídios para elaboração de políticas. [S.l.], p.20. 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Resumo-Executivo Versa%CC%83o-Online.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022. ACNUR. CONVENÇÃO RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS. 1951. Disponível em: https://bityli.com/cJiT1. Acesso em: 15 out. 2022. ACNUR. Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina. 2004. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BD_Legal/Instrumentos_Inte rnacionais/Declaracao_e_Plano_de_Acao_do_Mexico.pdf. Acesso em: 20 out. 2022. ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais, Tradução de Virgílio Afonso da Silva, São Paulo, Malheiros, p. 417. 2006, p. 409-410. Disponível em: http://noosfero.ucsal.br/articles/0010/3657/alexy-robert-teoria-dos-direitos fundamentais.pdf. Acesso em: 20 out. 2022. ARROYO, Miguel González. G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Revista educação e sociedade: Campinas. v. 31, n.113, p. 1381- 1416, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 01 nov. 2022. BARROS, Suzana de Toledo. O princípio da proporcionalidade e o controle de constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais. Brasília: Brasília Jurídica, p. 224. 2000. p BEITER, K. D. The protection of the right to education by international law: including a systematic analysis of Article 13 of the International Covenant on Economic, Social, and Cultural Rights. Bondon: Leiden, p. 787. 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED512156. Acesso em: 10 out. 2022. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos; tradução Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 96. 2004, p. 17. Disponível 77 em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/297730/mod_resource/content/0/norberto -bobbio-a-era-dos-direitos.pdf. Acesso em: 10 out. 2022. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo, Malheiros, p. 869. 2019. BORGES, Maria Creusa de Araújo. O Direito à Educação na Normativa Internacional de Proteção dos Direitos Humanos e sua Regulação no Ordenamento Jurídico Nacional: análise preliminar a partir da declaração universal dos direitos humanos e do pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e culturais. Conpedi Law Review, Madrid, v. 1, n. 3, p. 219-234, 2016. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3405. Acesso em: 11 out. 2022. BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº22, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2016.Brasilia/DF, 2016. Disponível em: http://carolinabori.mec.gov.br/arquivos/Portaria_Normativa_n__22_de_13.12.2016.p df. Acesso em: 16 nov. 2022. BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 3, DE 22 DE JUNHO DE 2016.Brasilia/DF, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4466 1-rces003-16-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 nov. 2022. BRASIL, Acnur (org.). Conheça Sérgio Vieira de Mello e sua trajetória no trabalho humanitário. 2020. Disponível em: https://bityli.com/LvKXdxBpP. Acesso em: 18 nov. 2022 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF, Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 nov. 2022. BRASIL. Lei n.º 12711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília:2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 16 out. 2022. BRASIL. Lei n.º 13409 de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13409-28-dezembro 2016-784149-publicacaooriginal-151756-pl.html. Acesso em: 16 out. 2022. BRASIL. Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005.Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras 78 providências. Brasília: 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 16 out. 2022. BRASIL. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília, 22 jul. 1997. Disponível em: https://bityli.com/dKwDIzeW. Acesso em: 11 set. 2022. BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública/CONARE. Plataforma Interativa de Decisões sobre Refúgio. Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://bityli.com/XxEObraKz. Atualizado em: 17 out. 2022. Acesso em: 17 nov. 2022. CAIXA. FIES - Financiamento Estudantil | CAIXA. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx. Acesso em: 7 nov. 2022. CIPRIANO, A. Revalidação de diplomas é um dos pilares para independência financeira de refugiados. 2021. ACNUR BRASIL. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2021/07/01/revalidacao-de-diplomas-e-um-dos pilares-paraindependencia-financeira-de-refugiados/. Acesso em: 05 de out. de 2022. CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. RESOLUÇÃO Nº 06/2017. Aprova normas para revalidação de diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. João Pessoa, 2017. Disponível em: https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/documentos/diplomas/rsep06_2017-consepe.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022. CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. RESOLUÇÃO Nº 29/2020. Aprova o Regulamento Geral de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, e revoga a resolução nº 16/2015. João Pessoa, p. 1 – 58, nov/2020. Disponível em: http://plone.ufpb.br/ccgp/contents/menu/portarias-e-resolucoes-da-ufpb/resolucao consepe-29_2020.pdf. Acesso em: 20 out. 2022. ENEM 2022 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. EDITAL Nº 33 DE 28 DE ABRIL DE 2022. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2022 IMPRESSO. p. 82. 2022.Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n 33-de-28-de-abril-de-2022-396385788. Acesso em: 10 out. 2022. European Commission/EACEA/Eurydice. Integrating Asylum Seekers and Refugees into Higher Education in Europe: National Policies and Measures. Eurydice Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 36p. 2019. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/f1bfa322-38cd 11e9-8d04-01aa75ed71a1/language-en. Acesso em: 10 out. 2022. GIROTO, G.; PAULA, E. M. A. T. IMIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL: uma análise sobre escolarização, currículo e inclusão. Revista Espaço do Currículo, João 79 Pessoa, v. 13, n.10.22478/ufpb.19831579.2020v13n1.43867, p. 164 – 175, abril 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43867. Acesso em: 10 out. 2022. GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, p. 444. 2001. ISBN: 8571472483. HUMANOS, COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS. Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem. Bogotá: OEA, 1948. Disponível em: https://bityli.com/jaCbbU. Acesso em: 10 out. 2022. IBGE (org.). População cresce, mas número de pessoas com menos de 30 anos cai 5,4% de 2012 a 2021. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de noticias/noticias/34438-populacao-cresce-mas-numero-de-pessoas-com-menos-de 30-anos-cai-5-4-de-2012-a-2021. Acesso em: 10 out. 2022. JUNGER, Gustavo; CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Tadeu de; SILVA, Bianca G (DF). Observatório de Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral (org.). Refúgio em Números: série de migrações. 7. ed. Brasília: Obmigra, 2022. 50 p. Disponível em: https://bityli.com/oGlTtGzxV. Acesso em: 11 set. 2022. KAUFMANN, Roberta Fragoso Menezes. AÇÕES AFIRMATIVAS À BRASILEIRA: NECESSIDADE OU MITO? R. Jur. UNIJUS: Uberaba - MG, v. 10, n. 13, p. 117 – 144, novembro 2007, 137. Disponível em: file:///C:/Users/Pc/Downloads/1037- Texto%20do%20Artigo-3729-1-10-20160929%20(1).pdf. Acesso em: 16 out. 2022. LAMBRECHTS, Agata A. ‘The super disadvantaged in higher education: barriers to access for refugee background students in England’. Higher Education 80, p. 803–822. 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-020- 00515-4. Acesso em: 01 nov. 2022. LAGEMAN, M., & WINKER, P. Social Aspirationen bei Sekundarstufenschüler(innen) ohne und mit Migrationshintergrund: Wenn die eigenen Aspiratione nnicht denen der Freundinnen und Freunde entsprechen. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft. 2019, p.47-69. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11618-019-00884-2. Acesso em: 12 set. 2022. LEÃO, R. Z. R. O regime de proteção aos migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 27, n. 57, p. 175–192, dez. 2019. Disponível em: https://bityli.com/lIRYcBoPy. Acesso em: 15 out. 2022. LENETTE, C.;Ingamells, A. From ‘chopping up chicken’ to ‘cap and gown’: A universityinitiativetoincreasemigrantandrefugeepathwaysto employment. Advances in Social Work and Welfare Education, 15(1), 63–78.2013.Disponível 80 em:https://www.researchgate.net/publication/259952968_From_'chopping_up_chicke n'_to_'cap_and_gown'_A_university_initiative_to_increase_migrant_and_refugee_pat hways_to_employment. Acesso em: 12 nov. 2022. MADUREIRA, A. de L.; ROSA, W. T. L. da. Acnur Brasil (org.). Relatório Anual 2022: Cátedra Sérgio Vieira De Mello. Brasília/DF, 2022. 29 p. Projeto gráfico e diagramação: Gleydson de Lima Araújo. Disponível em: https://bityli.com/yAeQkuQI. Acesso em: 11 nov. 2022. MARTIN, M.; STULGAITIS, M. Refugees’ Access to Higher Education in their Host Countries: Overcoming the ‘super-disadvantage’: policy paper. UNESCO (org.) Paris: International Institute For Educational Planning, 2022. 74 p. Disponível em: file:///C:/Users/Pc/Downloads/381505eng.pdf. Acesso em: 10 out. 2022. MELLO, R. C. de A.; MOLL, J. Políticas públicas em educação e a garantia do direito à educação no contexto de desigualdade social no Brasil. REVISTA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, PERSPECTIVA: Florianópolis, v. 38, n. 2, p. 01 – 21, abr./jun.2020. Disponível em: https://bityli.com/ibojgVWp. Acesso em: 01. nov. 2022. MOREIRA, J. B. O papel das Cátedras Sérgio Vieira de Mello no processo de integração local dos refugiados no Brasil. Monções. Revista de Relações Internacionais, 4(8), 81-96. Disponível em https://bit.ly/3fIFJfC. Acesso em: 07 ago. 2022 MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília. p. 85-98, 2014, p. 95. Disponível em: https://bityli.com/lDEZeFzKN. Acesso em: 01. nov. 2022. ONU, Assembleia Geral. Convenção dos Direitos das Crianças, 1989. Disponível em: https://bityli.com/uePsLGjK. Acesso em: 18 nov. 2022. ONU, Assembleia Geral. PROCOLOCO DE SAN SALVADOR. 1988. Disponível em: https://bityli.com/kSzzGyXGf. Acesso em: 15. out. 2022. ONU. CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS. Nova Iorque, ONU 1945. Disponível em: https://bityli.com/ivHgIgVP. Disponível em: 10 out. 2022 ONU. Declaração Universal de Direitos Humanos. 1948.Disponível em: https://bityli.com/5HuTF.Acesso em: 07 ago. 2022. ONU. PACTO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS. 1966. Disponível em: https://bityli.com/qeJMRvUzc. Acesso em: 07 ago. 2022. PETERKE, Sven. Manual Prático de Direitos Humanos Internacionais. Brasília/DF: Escola Superior do Ministério Público da União, p. 374. 2009. Colaboradores: André de Carvalho Ramos … [et al.]. Disponível em: https://bityli.com/lKyRUWOiJ. Acesso em: 01 nov. 2022. 81 RAMOS, A.D. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, p.604. 2021. 9786555592542. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555592542/. Acesso em: 10 nov. 2022. ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; AZEVEDO, Rômulo Sousa de; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Educação Superior para Refugiados: uma análise dos procedimentos de ingresso nas universidades brasileiras vinculadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Revista Iberoamericana de Educación, [s. l], v. 88, n. 1, p. 147-162, 2021. Disponível em: https://bityli.com/FINTlskmF. Acesso em: 11 set. 2022. SORTO, Fredys Orlando. Declaração Universal dos Direitos Humanos: autoridade, significado e natureza jurídica. Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades, Universidade de Sevilha, Espanha, v. 20, n. 40, p. 1-23, 2018. Semestral. Disponível em: https://bityli.com/cyTlJpTgn. Acesso em: 10 out. 2022. STF. ADPF 186, Relator: RICARDO LEWANDOWSKI. Tribunal Pleno, julgado em 26/04/2012, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-205, divulg. 17-10-2014, public. 20-10- 2014 RTJ VOL-00230-01 PP-00009. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/stf/25342750. Acesso em: 16 out. 2022. TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado Internacional de Direitos Humanos. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris v.1, 1997, 486 p. UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA: EDITAL Nº 1025 / 2022 - PRG-CA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/processos seletivos/pstv/processo-seletivo-para-transferencia-voluntaria-pstv-2022- 2/EDITALPSTV10252022.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2022. UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PROCESSO SELETIVO DE REOPÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB MODALIDADE PRESENCIAL: EDITAL Nº 1022 / 2022 - PRG-CA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/processos seletivos/reopcao/EDITALREOPO2022.2PUBLICADO1.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2022. UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE GRADUADOS (PSIG): EDITAL Nº 1024 / 2022 - PRG-CA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/processos-seletivos/ingressos de-graduados/processo-seletivo-para-ingresso-de-graduados-psig-periodo-letivo 2022-2-cursos-presenciais/copy_of_EDITAL_PSIG_2022.206.101.pdf>. Acesso em: 10. dez. 2022. UFPB, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto da UFPB promove integração e acolhimento de refugiados por meio de revalidação de diplomas. 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/projeto-da-ufpb promove-integracao-e-acolhimento-de-refugiados-atraves-de-revalidacao-de diplomas. Acesso em: 16 nov. 2022. 82 UNESCO (org.). World Declaration on Higher Education for the Twenty-first Century: Vision and Action and Framework for Priority Action for Change and Development in Higher Education, adopted by the World Conference on Higher Education: Higher Education in the Twenty-first Century, Vision and Action, 9 October 1998. 2005. Número de catálogo: 0000141952. Disponível em: https://bityli.com/hMobVBpIy. Acesso em: 18 nov. 2022. UNESCO. CONVENÇÃO RELATIVA À LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO NO CAMPO DE ENSINO. 1960 Disponível em: https://bityli.com/vFrLboxVc. Acesso em: 18 set. 2022 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MRAP061222.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
