Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Daniel Deyson Nunes-
dc.date.accessioned2017-11-14T00:49:10Z-
dc.date.available2016-06-20-
dc.date.available2017-11-14T00:49:10Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2859-
dc.description.abstractThis work has as an objective to study the understanding of the students of public schools Mamanguape Valley on mediation of mobile devices - educational tablets - new technologies in the teaching-learning process. And as objective the search for: a) gather elements to characterize the views of students on new technology in education, in particular the use of the tool educational tablets in school public school system; b) moths using mobile devices, educational tablets that it is a tool for the student can grasp; c) to analyze the relationship between technology allocated in schools to enable use of educational tablets by students. As theoretical support was held in ALMEIDA (2007), BATISTA (2014), BOUDIEU (2008), BRITO (2013), CASTELL (1999), Kenski (2007), MIRANDA (2006), MORAN (2005 and 2007), MELO (2015), Palhano SILVA (2010 and 2015) and others. In the methodological research plan was guided with the support of Venison and Bervian (1983), DUARTE (2003), Lakatos (2003). Primary data were collected through questionnaires and interviews. All the collected and systematized information is incorporated in the database coordinated by GEPeeeS, which records and analyzes by the presence of the Age of Informational and new technology education Mamanguape Valley. It is understood that the CCAE by means of its courses meet key role in the formation of cultural capital involving new educational technologies through education, research and extension.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-11-14T00:49:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DDNP20062016.pdf: 1621688 bytes, checksum: 3252adeb8fe1dadaa5de9cfd108ef8ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T00:49:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DDNP20062016.pdf: 1621688 bytes, checksum: 3252adeb8fe1dadaa5de9cfd108ef8ec (MD5) Previous issue date: 2016-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.titleTecnologia da educação: o uso dos tablets educacionais no âmbito escolar e a formação dos educandos da rede pública do Vale do Mamanguape.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Palhano-
dc.description.resumoO presente trabalho traz como objeto de estudo a compreensão dos educandos das escolas públicas do Vale do Mamanguape, sobre a mediação dos dispositivos móveis – tablets educacionais - das novas tecnologias no processo de ensinoaprendizagem. E como objetivos a busca para: a) reunir elementos para caracterizar a visão dos educandos sobre as novas tecnologias na educação, em especial, o uso da ferramenta tablet educacional nas escolas da rede pública de ensino; b) traçar a utilização dos dispositivos móveis, tablets educacionais; c) analisar a relação entre as tecnologias alocadas nas escolas para possibilitar o uso dos tablets educacionais pelos educandos. Como suporte teórico nos baseamos em ALMEIDA (2007), BATISTA (2014), BOUDIEU (2008), BRITO (2013), CASTELL (1999), KENSKI (2007), MIRANDA (2006), MORAN (2005 e 2007), MELO (2015) e PALHANO SILVA (2010 E 2015). Já no plano metodológico a pesquisa foi guiada com o apoio de CERVO e BERVIAN (1983), DUARTE (2003) e LAKATOS (2003). Os dados primários foram coletados através de questionários e entrevistas. Todas as informações coletadas e sistematizadas são incorporadas no banco de dados coordenado pelo GEPeeeS, onde registramos e analisamos através da presença da Era Informacional e as novas tecnologias na educação do Vale do Mamanguape. Compreende-se que o CCAE por meios de seus cursos cumpre um papel fundamental na formação do capital cultural, envolvendo as novas tecnologias educacionais por meio do ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DDNP20062016.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons