Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2859
Tipo: | TCC |
Título: | Tecnologia da educação: o uso dos tablets educacionais no âmbito escolar e a formação dos educandos da rede pública do Vale do Mamanguape. |
Autor(es): | Passos, Daniel Deyson Nunes |
Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Roberto Palhano |
Resumo: | O presente trabalho traz como objeto de estudo a compreensão dos educandos das escolas públicas do Vale do Mamanguape, sobre a mediação dos dispositivos móveis – tablets educacionais - das novas tecnologias no processo de ensinoaprendizagem. E como objetivos a busca para: a) reunir elementos para caracterizar a visão dos educandos sobre as novas tecnologias na educação, em especial, o uso da ferramenta tablet educacional nas escolas da rede pública de ensino; b) traçar a utilização dos dispositivos móveis, tablets educacionais; c) analisar a relação entre as tecnologias alocadas nas escolas para possibilitar o uso dos tablets educacionais pelos educandos. Como suporte teórico nos baseamos em ALMEIDA (2007), BATISTA (2014), BOUDIEU (2008), BRITO (2013), CASTELL (1999), KENSKI (2007), MIRANDA (2006), MORAN (2005 e 2007), MELO (2015) e PALHANO SILVA (2010 E 2015). Já no plano metodológico a pesquisa foi guiada com o apoio de CERVO e BERVIAN (1983), DUARTE (2003) e LAKATOS (2003). Os dados primários foram coletados através de questionários e entrevistas. Todas as informações coletadas e sistematizadas são incorporadas no banco de dados coordenado pelo GEPeeeS, onde registramos e analisamos através da presença da Era Informacional e as novas tecnologias na educação do Vale do Mamanguape. Compreende-se que o CCAE por meios de seus cursos cumpre um papel fundamental na formação do capital cultural, envolvendo as novas tecnologias educacionais por meio do ensino, pesquisa e extensão. |
Abstract: | This work has as an objective to study the understanding of the students of public schools Mamanguape Valley on mediation of mobile devices - educational tablets - new technologies in the teaching-learning process. And as objective the search for: a) gather elements to characterize the views of students on new technology in education, in particular the use of the tool educational tablets in school public school system; b) moths using mobile devices, educational tablets that it is a tool for the student can grasp; c) to analyze the relationship between technology allocated in schools to enable use of educational tablets by students. As theoretical support was held in ALMEIDA (2007), BATISTA (2014), BOUDIEU (2008), BRITO (2013), CASTELL (1999), Kenski (2007), MIRANDA (2006), MORAN (2005 and 2007), MELO (2015), Palhano SILVA (2010 and 2015) and others. In the methodological research plan was guided with the support of Venison and Bervian (1983), DUARTE (2003), Lakatos (2003). Primary data were collected through questionnaires and interviews. All the collected and systematized information is incorporated in the database coordinated by GEPeeeS, which records and analyzes by the presence of the Age of Informational and new technology education Mamanguape Valley. It is understood that the CCAE by means of its courses meet key role in the formation of cultural capital involving new educational technologies through education, research and extension. |
Palavras-chave: | Informática na educação Tecnologia na educação Ciência da computação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2859 |
Data do documento: | 8-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DDNP20062016.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons