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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, FRANCISCA | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T12:55:01Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-02T12:55:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28612 | - |
dc.description.abstract | The present paper presents a legal-philosophical analysis of the relationship between freedom of expression and hate speech, also called hate speech. We sought to investigate the points of view of both issues inserted at the heart of the research, analyzing their origins, definitions and effects, as well as other legal systems see them. The hypothesis raised by this research revolves around questioning whether or not hate speech is protected by the right to freedom of expression in the Brazilian legal system, as well as understanding whether this practice is a criminal conduct under national law. The investigation was developed under the bibliographical and documental methodology. It was found that hate speech is not consistent with freedom of expression in Brazilian law, since it breaks with the principle of human dignity and violates the constitutionally protected right to honor and image. It is also concluded that these hateful preaching fit the typification offered by article 20 of Law 7.716/89. For this reason, hate speech is not covered by the right to freedom of expression and confronts the ideals of democracy and constitutional precepts. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by lucimário dias (luciocam@hotmail.com) on 2023-10-02T12:55:01Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCA REBECA MONTEIRO SILVA.pdf: 589272 bytes, checksum: 0610cd1651deaa6a4dc1a82de6af79c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-02T12:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCA REBECA MONTEIRO SILVA.pdf: 589272 bytes, checksum: 0610cd1651deaa6a4dc1a82de6af79c1 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | liberdade de expressão | pt_BR |
dc.subject | discursos de ódio | pt_BR |
dc.subject | vulneráveis | pt_BR |
dc.subject | dignidade | pt_BR |
dc.title | ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O HATE SPEECH : Uma investigação sobre os discursos de ódio perante o direito brasileiro | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Gustavo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6134381480600682 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma análise jurídico-filosófica sobre a relação entre liberdade de expressão e os discursos de ódio, também chamado de hate speech . Buscou-se investigar os pontos de vista de ambas questões inseridas no cerne da pesquisa, analisando suas origens, definições e efeitos, assim como outros ordenamentos jurídicos os enxergam. A hipótese suscitada pela presente pesquisa gira em torno do questionamento sobre se os discursos de ódio estão ou não protegidos pelo direito à liberdade de expressão no ordenamento jurídico brasileiro, bem como compreender se essa prática é uma conduta criminosa diante do direito nacional. A investigação foi desenvolvida sob a metodologia bibliográfica e documental. Verificou-se que os discursos de ódio não coadunam com a liberdade de expressão no direito brasileiro, posto que rompem com o princípio da dignidade da pessoa humana e ferem o direito à honra e a imagem protegidos constitucionalmente. Conclui-se também que essas prédicas odiosas se encaixam na tipificação oferecida pelo artigo 20 da Lei 7.716/89. Em razão disso, o hate speech não está sob o manto do direito à liberdade de expressão e confronta os ideais de democracia e preceitos constitucionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Direito Público | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
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Estabelece os crimes e as penas aplicáveis aos atos discriminatórios ou de preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional, praticados pelos meios de comunicação ou por publicação de qualquer natureza. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8081.htm. Acesso em: 15 nov 2022. BRASIL. Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997 . Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9459.htm#art4. Acesso em: 15 nov 2022. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça, (5ª Turma). Habeas Corpus 15.155/RS. Criminal. Habeas corpus. Prática de racismo. Edição e venda de livros fazendo apologia de idéias preconceituosas e discriminatórias. Pedido de afastamento da imprescritibilidade do delito. 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Ordem denegada. 1. escrever, editar, divulgar e comerciar livros "fazendo apologia de idéias preconceituosas e discriminatórias" contra a comunidade judaica (lei 7716/89, artigo 20, na redação dada pela lei 8081/90) constitui crime de racismo sujeito às cláusulas de inafiançabilidade e imprescritibilidade (CF, artigo 5º, XLII). [...] 16. A ausência de prescrição nos crimes de racismo justifica-se como alerta grave para as gerações de hoje e de amanhã, para que se impeça a reinstauração de velhos e ultrapassados conceitos que a consciência jurídica e histórica não mais admitem. Ordem denegada. Relator: Ministro Moreira Alves. Relator do Acórdão: Ministro Maurício Corrêa. Data do julgamento: 17 de setembro de 2003. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur96610/false. Acesso em: 15 nov. 2022. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26. Ação direta de inconstitucionalidade por omissão 3 exposição e sujeição dos homossexuais, transgêneros e demais integrantes da comunidade lgbti+ a graves ofensas aos seus direitos fundamentais em decorrência de superação irrazoável do lapso temporal necessário à implementação dos mandamentos constitucionais de criminalização instituídos pelo texto constitucional (cf, art. 5º, incisos xli e xlii) [...] A ação direta de inconstitucionalidade por omissão, nesse contexto, tem por objetivo provocar legítima reação jurisdicional que, expressamente autorizada e atribuída ao Supremo Tribunal Federal pela própria Carta Política, destina-se a impedir o desprestígio da Lei Fundamental, a neutralizar gestos de desprezo pela Constituição, a outorgar proteção a princípios, direitos e garantias nela proclamados e a obstar, por extremamente grave, a erosão da consciência constitucional. Doutrina. Precedentes do STF. Relator: Ministro Celso de Mello. Data do julgamento: 13 de junho de 2019. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur433180/false. Acesso em: 15 nov. 2022. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Mandado de Injunção nº 4.733. Direito constitucional. Mandado de injunção. Dever do estado de criminalizar as condutas atentatórias dos direitos fundamentais. Homotransfobia. Discriminação inconstitucional. Omissão do congresso nacional. Mandado de injunção julgado procedente. 1. É atentatório ao Estado Democrático de Direito qualquer tipo de discriminação, inclusive a que se fundamenta na orientação sexual das pessoas ou em sua identidade de gênero. 2. O direito à igualdade sem discriminações abrange a identidade ou expressão de gênero e a orientação sexual. [...] 6. Mandado de injunção julgado procedente, para (i) reconhecer a mora inconstitucional do Congresso Nacional e; (ii) aplicar, até que o Congresso Nacional venha a legislar a respeito, a Lei 7.716/89 a fim de estender a tipificação prevista para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional à discriminação por orientação sexual ou identidade de 61 gênero. Relator: Ministro Edson Fachin. Data do julgamento: 13 de junho de 2019. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur433180/false. Acesso em: 15 nov. 2022. BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? algumas observações sobre o direito alemão e o americano. Direito Público, Porto Alegre, ano 4, n.15, p.118-119, jan./mar. 2007(livro digital). CORTE IDH. La colegación obligatória de periodistas. Opinião Consultiva OC-5/85, de 13 de novembro de 1985. 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dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
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