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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28636
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAIRES, BRUNNO-
dc.date.accessioned2023-10-04T14:06:21Z-
dc.date.available2022-12-12-
dc.date.available2023-10-04T14:06:21Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28636-
dc.description.abstractThe present study has the general objective of investigating the ownership of digital goods acquired by players in the game Counter Strike: Global Offensive. To this end, through bibliographical, legislative and jurisprudential research, what video games are, the types of online games and what digital goods are will be defined. For the research, it was necessary to use the perspective of copyright on the topic of ownership of digital goods, as it is the legal branch that regulates video games in Brazil. From the perspective of copyright, video games are regulated both by law nº 9,610/98 (copyright law), in the creation phases, and by law nº 9,609/98 (computer program law), when the video game is already developed. Thus, those who participated in the project to create a video game have the moral right to what they contributed, while the developer holds the patrimonial right, being for all purposes the owner of the game, as a computer program. Finally, the game Counter Strike: Global Offensive was approached by analyzing the usage license agreement made available by the game's developer, Valve, concluding that the property belongs to the developer, with users being mere enjoyers of the digital goods, as game players. game.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by lucimário dias (luciocam@hotmail.com) on 2023-10-04T14:06:21Z No. of bitstreams: 1 01 - TCC - Brunno Richardson Torres Aires.pdf: 15360717 bytes, checksum: e8ba00843c6e326361790e9a7ca07c26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-04T14:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 01 - TCC - Brunno Richardson Torres Aires.pdf: 15360717 bytes, checksum: e8ba00843c6e326361790e9a7ca07c26 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectJogos Onlinept_BR
dc.subjectBens digitaispt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectDireito autoralpt_BR
dc.subjectSkinspt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectOnline gamespt_BR
dc.subjectDigital Assetspt_BR
dc.subjectIntelctual propertypt_BR
dc.subjectSkinspt_BR
dc.titlePROPRIEDADE DOS BENS DIGITAIS ADQUIRIDOS NO JOGO COUNTER STRIKE: GLOBAL OFFENSIVEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1CABRAL, ANDRÉ-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889956790838404pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral investigar a propriedade dos bens digitais adquiridos pelos jogadores no jogo Counter Strike: Global Offensive. Para tanto, por maeio de uma pesquisa bibliográfica, legislativa e jurisprudencial serão definidos o que são videogames, os tipos de jogos online e o que são bens digitais. Para a pesquisa foi preciso utilizar a perspectiva do direito autoral quanto ao tema da propriedade dos bens digitais, por ser a ramificação jurídica que regula os videogames no Brasil. Sob a ótica do direito autoral, os videogames são regulados tanto pela lei nº 9.610/98 (lei dos direitos autorais), nas fases de criação, quanto pela lei nº 9.609/98 (lei do programa de computador), quando o videogame já está desenvolvido. Assim, aqueles que participaram do projeto de criação de um videogame possuem o direito moral sobre o que contribuíram, enquanto a desenvolvedora é titular do direito patrimonial, sendo para todos os fins a proprietária do jogo, como programa de computador. Por fim, foi abordado o jogo Counter Strike: Global Offensive mediante a análise do contrato de licença de uso disponibilizado pela desenvolvedora do jogo, a Valve, concluindo que a propriedade é da desenvolvedora, sendo os usuários meros desfrutadores dos bens digitais, enquanto jogadores do game.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDireito Privadopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

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