Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lidiane Nayara Nascimento dos-
dc.date.accessioned2017-11-14T13:20:37Z-
dc.date.available2014-08-13-
dc.date.available2017-11-14T13:20:37Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2867-
dc.description.abstractThis work arose from the interest in investigating the pedagogical practice of the Movimento de Educação de Base (Base Education Movement) - MEB, in the years 1961-1966, having as its main focus the reading book Viver é Lutar, which was used during the repurposing of the Movement’s goals.In the early years, the MEB was directed to the confessionality, and after two years of experience, turned to literacy as a practice of freedom, associating their ideals with the awareness, attitudes's motivation and tools for action.Thus, the movement that has Catholic roots and governmentalist started to invest in the education of the working classes, with the help of lay people who showed involved with the social needs of the disadvantaged, providing a new look at the educational interests, now focused on the transformation of oppressed subjects, in the context that preceded the civic-military dictatorship.This research aims to understand the pedagogical-didactic proposal of the MEB in the period 1961-1966, analyzing the principle of awareness inserted in the reading book Viver é Lutar, basing itself in writers on the theme of Educação de Jovens e Adultos in 1960, as well as documents and reports of the MEB.For such studies, a literature research was done on the context of the Educação de Jovens e Adultos in the early 1960s to the beginning of the dictatorship period, intertwining with the MEB from reflections with several authors like Beisegel (2010), Favero (2006), Freire (1981a, 1983b, 1993c, 1995d), Teixeira (2008), Ventura (2001), among others.These studies have allowed new ideas and a new look for the education of youth and adults, realizing that at some point in history these subjects exceeded the inertia and conformism, through education as practice of freedom, that would allow them to intervene in social life, assuming actions modeled on a critical view of man and the world.Upon completion of this work, it was understood that the lessons in the reading book Viver é Lutar were thought to reframe the experiences of disadvantaged populations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-14T13:20:37Z No. of bitstreams: 1 LNNS13082014.pdf: 7059385 bytes, checksum: baa7845ca38538d053c1db148b74aba6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T13:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LNNS13082014.pdf: 7059385 bytes, checksum: baa7845ca38538d053c1db148b74aba6 (MD5) Previous issue date: 2014-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.titleViver é lutar: a proposta didático-pedagógica do movimento de educação de base (1961/1966)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113435776155178pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho surgiu do interesse em investigar a prática pedagógica do Movimento de Educação de Base - MEB, nos anos 1961 a 1966, tendo como principal foco de análise o livro de leitura Viver é Lutar, que foi utilizado no período de redefinição dos objetivos do Movimento. Nos anos iniciais, o MEB estava voltado para a confessionalidade, e após dois anos de experiências, voltou-se para a alfabetização como prática da liberdade, associando aos seus ideais a conscientização, motivação de atitudes e instrumentos para a ação. Assim, o Movimento que possui raízes católicas e governamentalistas passou a investir na educação das classes populares, com ajuda de leigos que se mostraram envolvidos com as necessidades sociais dos menos favorecidos, possibilitando um novo olhar para os interesses educacionais, agora voltados para a transformação dos sujeitos oprimidos, no contexto que antecedeu a ditadura civil-militar. Esta pesquisa tem o propósito de compreender a proposta didático- pedagógica do MEB no período de 1961 a 1966, analisando o princípio da conscientização inserida no livro de leitura Viver é Lutar, fundamentando-se em autores que tratam da temática da Educação de Jovens e Adultos dos anos 1960, assim como em documentos e relatórios do MEB. Para a realização dos estudos, foi feita uma investigação bibliográfica sobre o contexto da Educação de Jovens e Adultos no início dos anos 1960 até o início do período ditatorial, entrelaçando com o Movimento de Educação de Base a partir de reflexões com diversos autores a exemplo de Beisegel (2010); Fávero (2006); Freire (1981a, 1983b, 1993c,1995d); Teixeira (2008); Ventura (2001), entre outros. Estes estudos possibilitaram novas reflexões e um novo olhar para a educação de jovens e adultos, percebendo que em determinado momento da história esses sujeitos ultrapassaram a inércia e o conformismo, através de uma educação como prática da liberdade, que lhes permitiria intervir na vida social, assumindo ações calcadas em uma visão crítica de homem e de mundo. Ao término deste trabalho, compreendeu-se que as lições presentes no livro de leitura Viver é lutar foram pensadas para ressignificar as vivências das populações menos favorecidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNNS13082014.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.