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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28686
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recusa alimentar em crianças de dois a quatro anos de idade nos Creis do Município De João Pessoa
Título(s) alternativo(s): Food refusal in children aged two to four years old in João Pessoa’s Creis L
Autor(es): Filgueira, Larissa Leite
Pessoa, Luciane Spinelli de Figueiredo (Orientadora0
Resumo: Objetivos: Este estudo buscou investigar a prevalência da recusa alimentar em crianças de dois a quatro anos de idade nos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIS) do município de João Pessoa PB, bem como, verificar as estratégias que vem sendo utilizadas pelos educadores para introdução alimentar. Métodos: Tratou-se de um estudo de campo, transversal, com abordagem quantitativa. Realizado em 40 CREIS previamente sorteados, através de aplicação de uma entrevista semi-estruturada com 135 profissionais responsáveis pela oferta da alimentação das crianças. Foram excluídas respostas referentes aos hábitos alimentares de crianças com síndromes, doença neurológica e deformidades craniofacias. Resultados: Obteve-se uma amostra de 3.516 crianças. Desta, 44 foram identificadas pelas professoras como apresentando recusa alimentar, sendo a prevalência de 1,25%. Dentre as estratégias utilizadas pelas professoras/cuidadoras foram citadas com predomínio: conversa e brincadeira. Conclusão: A prevalência de crianças com recusa alimentar foi maior no sexo masculino. Com base nos dados encontrados percebe-se que é fundamental implementar medidas de promoção sobre o momento da alimentação nos CREIS, capacitar os profissionais sobre quais condutas e estratégias podem estar utilizando. Releva-se ainda a importância de ações envolvendo a alimentação e sua influência no desenvolvimento das funções orais. Sugere-se que sejam realizadas pesquisas futuras devido à escassez de estudos na área
Abstract: Objectives: This study aimed to investigate the prevalence of food refusal in children aged two to four years old in the city of João Pessoa‟s CREIS, as well as to verify the strategies that have been used by educators for food introduction. Methods: This was a cross sectional field study with a quantitative approach. It was conducted in 40 previously selected CREIS, through the application of a semi-structured interview with 135 professionals responsible for offering the children‟s food. Responses regarding the eating habits of children with syndromes, neurological diseases and craniofacial deformities were excluded. Results: A sample of 3,516 children was obtained. Of these 44 were identified by the teachers as having food refusal, being the prevalence 1.25%. Among the strategies most used by teachers/caregivers were predominantly cited: talking and playing. Conclusion: The prevalence of children with food refusal was higher in males. Based on the data found, it is clear that it is essential to implement measures to promote the feeding moment in CREIS, to train professionals on what behaviors and strategies they may use. It is also emphasized the importance of actions involving food/eating and its influence on the development of oral functions. Future researches are suggested due to the lack of studies in the area
Palavras-chave: Alimentação;
Escolares;
Fonoaudiologia
Hábitos Alimentares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28686
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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