Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freire, Maria das Graças Leal | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-14T14:40:41Z | - |
| dc.date.available | 2014-09-15 | - |
| dc.date.available | 2017-11-14T14:40:41Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-14T14:40:41Z No. of bitstreams: 1 MGLF15092014.pdf: 344925 bytes, checksum: 2d13c068296bb3e1f76e297116d63f8f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-14T14:40:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGLF15092014.pdf: 344925 bytes, checksum: 2d13c068296bb3e1f76e297116d63f8f (MD5) Previous issue date: 2014-08-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.title | O desafio de ensinar e aprender nos anos iniciais do ensino fundamental: uma visão da prática docente observada durante o estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Isolda Ayres Viana | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6920726647813120 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma visão da prática docente observada durante o Estágio Supervisionado”, buscou fazer uma análise da prática docente das professoras observadas, isto é, perceber como as professoras lidam com o processo de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública, em salas de 2o e 4o anos. O trabalho enfocou a importância do estágio curricular nos Cursos de Licenciatura, vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado, que tem como objetivo, proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, assim como as concepções de ensinar e aprender, pois é através delas que o trabalho é desenvolvido. Em seguida, fez-se uma abordagem da legislação vigente, com relação ao ensino fundamental de 9 anos, enfatizando o papel e a importância do currículo para a formação dos alunos, pontuando, também, a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento. E, finalmente, para encerrar a parte teórica, enfatizou-se a formação do professor. Foram consultados autores, como: Freire (1996), Freitas (2004), Pimenta (2001), Lima (2005) e Gatti (2008), entre outros. Na análise dos dados, que foram coletados através da observação e da entrevista, ficou demonstrado que houve um distanciamento entre a teoria e a prática docente vivenciada pelas professoras. Também ressaltou-se a importância do envolvimento dos alunos nas aulas, sendo necessário, para tal, torná-las atrativas para que, através da motivação, a aprendizagem aconteça de fato. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGLF15092014.pdf | 336,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
