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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Maria das Graças Leal-
dc.date.accessioned2017-11-14T14:40:41Z-
dc.date.available2014-09-15-
dc.date.available2017-11-14T14:40:41Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2869-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-14T14:40:41Z No. of bitstreams: 1 MGLF15092014.pdf: 344925 bytes, checksum: 2d13c068296bb3e1f76e297116d63f8f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO desafio de ensinar e aprender nos anos iniciais do ensino fundamental: uma visão da prática docente observada durante o estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920726647813120pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma visão da prática docente observada durante o Estágio Supervisionado”, buscou fazer uma análise da prática docente das professoras observadas, isto é, perceber como as professoras lidam com o processo de ensino e de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública, em salas de 2o e 4o anos. O trabalho enfocou a importância do estágio curricular nos Cursos de Licenciatura, vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado, que tem como objetivo, proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades, assim como as concepções de ensinar e aprender, pois é através delas que o trabalho é desenvolvido. Em seguida, fez-se uma abordagem da legislação vigente, com relação ao ensino fundamental de 9 anos, enfatizando o papel e a importância do currículo para a formação dos alunos, pontuando, também, a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento. E, finalmente, para encerrar a parte teórica, enfatizou-se a formação do professor. Foram consultados autores, como: Freire (1996), Freitas (2004), Pimenta (2001), Lima (2005) e Gatti (2008), entre outros. Na análise dos dados, que foram coletados através da observação e da entrevista, ficou demonstrado que houve um distanciamento entre a teoria e a prática docente vivenciada pelas professoras. Também ressaltou-se a importância do envolvimento dos alunos nas aulas, sendo necessário, para tal, torná-las atrativas para que, através da motivação, a aprendizagem aconteça de fato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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