Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALVES, MHAYRA | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T18:25:39Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30 | - |
dc.date.available | 2023-10-09T18:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28706 | - |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to analyze possible mechanisms able to guarantee the protection of the intellectual property of indigenous peoples over their artistic creations. Considering these peoples as diverse groups, with different perspectives on the world from those of non-indigenous peoples, their particularities, in terms of how they make art, must be taken into consideration. For this reason, the starting point of this study is to investigate the general legal protection that already exists, observing its practical application in the specific contexts of indigenous peoples. The content of some international documents in the field of intellectual property is examined, as well as more specific recommendations and norms related to the indigenous population. In addition, the adequacy of the Brazilian copyright system with the realities of these peoples is discussed. For a discussion close to reality, concrete cases are analyzed according to the existing systems, and from there, the possibilities and failures in the legal protection of copyrights of indigenous communities are verified. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by lucimário dias (luciocam@hotmail.com) on 2023-10-09T18:25:39Z No. of bitstreams: 1 MHAYRA RHARA SALES ALVES.pdf: 5778197 bytes, checksum: 04905f198a0ec466be33c86281059330 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-09T18:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MHAYRA RHARA SALES ALVES.pdf: 5778197 bytes, checksum: 04905f198a0ec466be33c86281059330 (MD5) Previous issue date: 2022-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Direitos autorais | pt_BR |
dc.subject | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.subject | Copyright | pt_BR |
dc.subject | Intellectual Property | pt_BR |
dc.title | QUANDO O BRANCO DEVORA A ARTE INDÍGENA: IMAGOFAGIA E NOVAS PROPOSTAS JURÍDICAS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franca Filho, Marcílio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944148580579344 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é a análise de mecanismos possíveis de garantia da proteção da propriedade intelectual de grupos indígenas sobre as suas criações artísticas. Considerando tais povos como grupos diversos, com perspectivas sobre o mundo distintas dos não-indígenas, as particularidades dessas comunidades, no que tange ao modo de fazer arte, devem ser levadas em consideração. Por isso, parte-se do estudo da proteção jurídica geral que já existe, observando a sua aplicação prática em contextos específicos dos povos indígenas. Examina-se o conteúdo de alguns documentos internacionais na matéria da propriedade intelectual, bem como recomendações e normativos mais específicos em relação à população indígena. Além disso, discute-se a adequação do sistema de direitos autorais brasileiro com as realidades desses povos. Para uma discussão próxima da realidade, casos concretos são analisados, à luz dos sistemas existentes, e a partir disso, verificam-se as possibilidades e falhas na proteção jurídica dos direitos autorais de comunidades indígenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Direito Público | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ANCHOR DIGITAL. Copyright infringement in Australia. 2020. Disponível em: https://anchordigital.com.au/copyright-infringement-in-australia/. Acesso em: 30 abr. 2022. ANDERSON, Jane; TORSEN, Molly. Intellectual property and the safeguarding of traditional cultures. Aboriginal Policy Research Consortium International, 2010. Disponível em: https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1279&context=aprci. Acesso em: 30 abr. 2022. BANIWA, Denilson. Aparição do pajé-onça no pavilhão da Bienal de São Paulo. Ação realizada na 33ª Bienal de São Paulo, 17 nov. 2018. BAPTISTA, Fernando Mathias; VALLE, Raul Silva Telles do. Os povos indígenas frente ao direito autoral e de imagem. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/publications/I7L00003.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022. BRAGA, Cristiano Prestes; ELTZ, Magnum Koury de Figueiredo; GIACOMELLI, Cinthia Louzada Ferreira. Direito Autoral. Porto Alegre: SAGAH, 2018. BRASIL. Decreto nº 3.551, de 04 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm. Acesso em: 18 mai. 2022. BRASIL. Decreto nº 75.699, de 06 de maio de 1975. Promulga a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris, a 24 de julho de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d75699.htm. Acesso em: 19 mai. 2022. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Agravo Interno no Recurso Especial nº 1451162. 21 de setembro de 2020. Disponível em: https://jurisprudencia.s3.amazonaws.com/STJ/attachments/STJ_AGINT RESP_1451162_ed5f6.pdf?AWSAccessKeyId=AKIARMMD5JEAO67SMCVA&Expir es=1652973458&Signature=gjraHq%2FrBOPD6Mp%2F2KTzloPhv7w%3D. Acesso em: 19 mai. 2022. BRAYNER, Natália Guerra. Direitos culturais, afirmação identitária e patrimonialização: a salvaguarda das expressões orais e gráficas dos Wajãpi no Amapá. In: Colóquio Internacional sobre Patrimônio Cultural Imaterial “La transmisión de la tradición para la salvaguardia y conservación del Patrimonio Cultural”. Cidade do México: Instituto Nacional de Antropologia e História, 2012, p. 90 - 103. Disponível em: https://patrimoniomundialmexico.inah.gob.mx/uploads/pdf_publicaciones/295590286 3.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022. 60 CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 3. ed. rev. ampl. e atual. Salvador: JusPODIVM, 2016. CIEL. The gap between indigenous peoples’ demands and WIPO’s framework on traditional knowledge. WIPO, 2007. Disponível em: https://www.wipo.int/export/sites/www/tk/en/igc/ngo/ciel_gap.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022. CONJUR. H. Stern é condenada por plagiar trabalho de artista plástica. Revista Consultor Jurídico, 2004. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2004-ago 20/justica_condena_stern_plagio_colecao_joias. Acesso em: 01 mai. 2022. CONRADO, Marcelo. O arco sem a flecha: arte indígena, direitos autorais e inclusão cultural. In: Anais do 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 1. Ed. Santa Maria: ANPAP/PPGART/CAL/UFSM, 2015, p. 383-396. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/comites/chtca/marcelo_conrado.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022. DURAN, Maria Raquel da Cruz. Godigigo Kadiwéu: o desenho como uma técnica de memória dos tempos míticos e presentes. In: VI React, São Paulo, 2017. Anais eletrônicos. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/issue/view/81. Acesso em: 13 abr. 2022. EDUCA. Santa María Tlahuioteltepc, Oaxaca denounces Anthropologie for plagiarizing indigenous textil designs. 2021. Disponível em: https://www.educaoaxaca.org/the-municipal-government-of-santa-maria tlahuitoltepec-mixe-oaxaca-denounces-anthropologie-for-plagiarizing-indigenous mixe-textile-designs/. Acesso em: 01 mai. 2022. ESBELL, Jaider. Carta ao Velho Mundo. 2018/2019. Obra. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/bienal-de-sao-paulo/. Acesso em: 19 mai. 2022. FARIA, Victor Lúcio Pimenta de. A proteção jurídica de expressões culturais de povos indígenas na indústria cultural. São Paulo: Itaú Cultural/Iluminuras, 2012. Disponível em: www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/355421.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022. FONSECA, Yuri Ikeda. O reconhecimento histórico dos direitos do autor e sua proteção internacional. Âmbito Jurídico, 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/o-reconhecimento-historico-dos direitos-do-autor-e-sua-protecao-internacional/. Acesso em: 26 abr. 2022. FUKUSHIMA, Joyce Camargo. GITAHY, Raquel Rosan Christino. Direitos autorais como instituto de proteção dos conhecimentos tradicionais indígenas. In: Colloquium Humanarum. Presidente Prudente: UNOESTE, v. 6, n. 2, pp. 18 – 27, jul/dez 2009. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/issue/view/54. Acesso em: 20 abr. 2022. 61 FUNAI. A Funai. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/acesso-a informacao/institucional/Institucional. Acesso em: 23 abr. 2022 FUNAI. Portaria nº 177/PRES, de 16 de fevereiro de 2006. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/legislacao indigenista/cultura/portariadireitoautoral.PDF. Acesso em: 18 mai. 2022. GOMES, Juliana. Entrevista concedida a Mhayra Rhara Sales Alves. Rio de Janeiro,15 mai. 2022. [A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice "A" desta monografia] IBGE. População Indígena. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/20507-indigenas.html. Acesso em: 11 abr. 2022. IDO, Vitor Henrique Pinto. Direitos intelectuais indígenas no Brasil: instrumentos jurídicos e conflitos ontológicos. In: ENADIR, 5., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em: https://nadir.fflch.usp.br/GT5-VENADIR. Acesso em: 06 abr. 2022. IFLA. Traditional Knowledge and Copyright: An Interview with Wend Wendland, Director of the WIPO Traditional Knowledge Division. IFLA, 2019. Disponível em: https://www.ifla.org/news/traditional-knowledge-and-copyright-an-interview-with wend-wendland-director-of-the-wipo-traditional-knowledge-division/. Acesso em: 28 abr. 2022. IPHAN. Saberes, fazeres, gingas e celebrações: ações para a salvaguarda de bens registrados como patrimônio cultural do Brasil 2002-2018. Brasília: Iphan, 2018. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/sfgec.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022. IPHAN. Arte Kusiwa é revalidada como Patrimônio Cultural do Brasil. 2017. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4097/arte-kusiwa-e revalidada-como-patrimonio-cultural-do-brasil. Acesso em: 19 mai. 2022. ISA. Xingu. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xingu. Acesso em: 05 abr. 2022. JANKE, Terri. Case studies on intellectual property and traditional cultural expressions. Geneva: WIPO, 2003. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/tk/781/wipo_pub_781.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022. JEWELL, Catherine. Le droit de suite: pour une rémunération équitable des artistes des arts visuels. WIPO Magazine, 2017. Disponível em: https://www.wipo.int/wipo_magazine/fr/2017/03/article_0001.html. Acesso em: 25 abr. 2022. JÓFEJ, Lúcia Fernanda. A proteção legal do patrimônio cultural dos Povos Indígenas no Brasil. In: Povos Indígenas e a Lei dos “Brancos”: o direito à diferença. Ana Valéria de Araújo et al. Laced/Museu Nacional. 2006, pp. 122-145. 62 Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume14_povos_indigenas_e_a_lei_ dos_brancos_o_direito_a_diferenca.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022. JUNIOR, Dailor Sartori. LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo. O marco temporal da ocupação de terras indígenas e o paradigma jurídico da questão indígena: reconhecimento ou ainda integracionismo? In: ALCÂNTARA, Gustavo Kenner. MAIA, Luciano Mariz Maia. TINÔCO, Lívia Nascimento (orgs). Índios, direitos originários e territorialidade. Editora ANPR, 2018. MACEDO, Maria Helena Japiassu Marinho de. Podemos falar em demarcação dos direitos autorais indígenas no Brasil?. Disponível em: https://www.gedai.com.br/podemos-falar-em-demarcacao-dos-direitos-autorais indigenas-no-brasil/. Acesso em: 29 mar. 2022. MARIKA, Banduk. Djanda and the sacred waterhole. 1984. Pintura. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/tk/781/wipo_pub_781.pdf. Acesso em: 18 mai. 2022. MÉXICO. Ley Federal del Derecho de Autor. Disponível em: https://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/122_010720.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022. NETO, João Augusto dos Reis. Odé Kayodê: as palavras de mãe Stella ecoam no tempo perpetuando a força das mulheres de axé. In: Revista Calundu. Volume 4, n. 1, jan-jun 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacalundu/issue/view/2050/444. Acesso em: 30 abr. 2022. NOVAES, Marina. As sandálias da polêmica. El País, 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/13/politica/1423839248_331372.html. Acesso em: 05 abr. 2022. ONU. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 2007. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/DECLARACAO_DAS_NACO ES_UNIDAS_SOBRE_OS_DIREITOS_DOS_POVOS_INDiGENAS.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022. ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 10 mai. 2022. QUEIROZ, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e. O registro como instrumento de defesa de direitos: dilemas e desafios da salvaguarda de bens culturais imateriais do Brasil e os 15 anos da política de preservação inaugurada pelo Decreto Presidencial 3.551/2000. In: Revista Memorare. Tubarão: GRUPEP. v. 4, n. 1, p. 146-164, jan./abr. 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/issue /view/237. Acesso em: 19 abr. 2022. 63 RAO, Rama S. The relationship between Intellectual Property and the Protection of Traditional Knowledge and Cultural Expressions. In: Traditional Knowledge & Indigenous People. 2009, pp. 40-45. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/tk/1014/wipo_pub_1014.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022. RÍO, Mariel Otero Del. Mexico denounces that the American brand Anthropologie plagiarizes mixed designs for the second time. New Haven Register, 2021. Disponível em: https://www.nhregister.com/business/article/Mexico denounces-that-the-American-brand-16304367.php. Acesso em: 01 mai. 2022. RODRIGUES, Cristiano Alves. A proteção ao direito autoral no que tange às obras de propriedade das comunidades indígenas. Conteúdo Jurídico. 2013. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/36332/a-protecao ao-direito-autoral-no-que-tange-as- obras-de-propriedade-das-comunidades indigenas. Acesso em: 13 abr. 2022. SANTOS, Ana Carolina Quintalhina dos. O caso da arte gráfica Wajãpi e o embate contra a exploração comercial inadequada: limites e potencialidades das políticas públicas de proteção ao patrimônio imaterial. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/371. Acesso em: 14 abr. 2022. SILVA, João José Alves da. A capacidade civil dos cidadãos indígenas após o advento da Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/34574/a-capacidade-civil-dos-cidadaos-indigenas-apos-o advento-da-constituicao-federal-de-1988. Acesso em: 23 abr. 2022. TELLES, Mário Ferreira de Pragmácio. O registro como forma de proteção do patrimônio cultural. In: Revista CPC, [S. l.], n. 4, p. 40-71, maio/out. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15606. Acesso em: 19 abr. 2022. TUROK, Marta. Quem se beneficia dos rótulos étnicos?. UNESCO, 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2021-1/quem-se-beneficia-dos-rotulos etnicos. Acesso em: 01 mai. 2022. UNESCO. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 2003. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/ConvencaoSalvaguarda.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022. UNESCO. Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. 2005. Disponível em: http://www.ibermuseus.org/wp content/uploads/2014/07/convencao-sobre-a-diversidade-das-expressoes-culturais unesco-2005.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022. UNESCO. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 2007. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000185079?posInSet=2&queryId=5b35fa0 4-1c6c-4e4a-bec9-4c9c021f2e30. Acesso em: 30 abr. 2022. 64 VELTHEM, Lúcia Hussak van. Os primeiros tempos e os tempos atuais: arte indígena = Native arts: in the past and nowadays. In: Nelson Aguilar (Org), Catálogo: Artes Indígenas. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos. 2000, p. 58-91. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/es/item/1110743. Acesso em: 28 mar. 2022. VIANNA, Letícia Costa Rodrigues. Patrimônio Imaterial. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Brasília: Iphan/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/85/patrimonio imaterial. Acesso em: 19 abr. 2022. VICENTE, Dário Moura. A tutela internacional da propriedade intelectual. 2. ed. São Paulo: Almedina, 2020. VIVAS, Caroline Gonzales. Arte Kusiwa: a inserção do patrimônio indígena no cenário nacional. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio. Rio de Janeiro, 2008. Anais eletrônicos. Disponível em: http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1214604687_ARQUIVO_ar tigoAnpuh.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022. WENDLAND, Wend. Protecting indigenous knowledge: a personal perspective on international negotiations at WIPO. WIPO Magazine, 2019. Disponível em: https://www.wipo.int/wipo_magazine/en/2019/06/article_0004.html. Acesso em: 27 abr. 2022. WIPO. Consolidated analysis of the legal protection of traditional cultural expressions/expressions of folklore. Publication nº 785, 2003. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/tk/785/wipo_pub_785.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022. WIPO. Indigenous Community goes Digital with High-Tech Support from WIPO. WIPO, 2009. Disponível em: https://www.wipo.int/pressroom/en/articles/2009/article_0030.html. Acesso em: 28 abr. 2022. WIPO. Nota Informativa n. 1. Conhecimentos tradicionais e propriedade intelectual. WIPO, 2016. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_tk_1.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022. WIPO. Nota Informativa n. 2. Comissão Intergovernamental da OMPI sobre a Propriedade Intelectual e os Recursos Genéticos, os Conhecimentos Tradicionais e o Folclore. WIPO, 2016. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_tk_2.pdf. Acesso em: 27 abr. 2022. WIPO. Protect and Promote Your Culture: A Practical Guide to Intellectual Property for Indigenous Peoples and Local Communities. WIPO: Geneva, 2017. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_1048.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022. 65 WIPO. Report on the Intergovernmental Comittee on Intellectual Property and Genetic Resources, Traditional Knowledge and Folklore (IGC). WIPO, 2021. Disponível em: https://www.wipo.int/export/sites/www/tk/en/documents/pdf/igc mandate-2022-2023.pdf. Acesso em: 27 abr. 2022. WIPO. The protection of traditional cultural expressions: updated draft gap analysis. WIPO, 2019. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/mdocs/tk/en/wipo_grtkf_ic_40/wipo_grtkf_ic_40_8.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MHAYRA RHARA SALES ALVES.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.