Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Lígia Nogueira-
dc.creatorGomes, Nadja Patrícia Lopes-
dc.creatorMacedo, Thaisy Améliny Dantas de-
dc.date.accessioned2017-11-14T15:16:43Z-
dc.date.available2014-09-12-
dc.date.available2017-11-14T15:16:43Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2870-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the process of inclusion of a child with autism into regular school. Autism is a syndrome defined by changes in the development of a child and characterized by difficulties in communication, socialization and language skills. Including an autistic child in a school is understanding the differences, thus respecting them and creating a hospitable environment with opportunities for him to interact and learn. We made a bibliographic research followed by a fieldwork, the same made at private schools in João Pessoa, in which we administered a qualitative questionnaire with twelve questions about inclusion and autism. The results have shown the existent paradigms related to inclusion and the difficulties faced by the teacher throughout the schooling process of an autistic child. Reflecting upon this topic has evidenced that even though the professionals of the area try to capacitate themselves, the practical side requires more than knowing about the subject. In order to help the child‘s social, affective and intellectual development, an integrated work between child, family and school based on information, awareness and dedication appears to be necessary.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-14T15:16:43Z No. of bitstreams: 1 LNG12092014.pdf: 580108 bytes, checksum: 80b2f538e17c523ea64eb4ed708619cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T15:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LNG12092014.pdf: 580108 bytes, checksum: 80b2f538e17c523ea64eb4ed708619cb (MD5) Previous issue date: 2014-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA inclusão de uma criança autista no ensino regular de uma escola da rede particular de João Pessoa: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo de estudo analisar o processo de inclusão de uma criança com autismo no ensino regular. Autismo é uma síndrome definida por alterações no desenvolvimento e caracterizada por dificuldades na comunicação, socialização e na linguagem. A inclusão de uma criança autista na escola faz entender as diferenças e assim respeita-lás gerando um ambiente acolhedor com oportunidade de interação e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, a mesma realizada numa escola da rede particular de João Pessoa. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a observação, e um questionário de cunho qualitativo com uma professora que possui em sua sala de aula um aluno com quadros de autismo, contendo doze questões referentes à inclusão e ao autismo. Os resultados demonstram os paradigmas existentes na temática inclusão, e as dificuldades enfrentadas pela professora durante o processo de escolarização da criança autista. A visibilidade mediante este estudo de caso deixa evidente que por mais que os profissionais na área busquem capacitar-se, a prática exige muito mais do que só conhecimento no assunto. É preciso que seja realizado um trabalho em conjunto: criança, família e escola, com base na informação, conscientização e dedicação. Para desta forma, ajudar a criança em seu desenvolvimento social, afetivo e intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNG12092014.pdf566,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.