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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28735
Tipo: TCC
Título: Análise da relação entre o endividamento e a qualidade da informação contábil no Brasil
Autor(es): Lima, Ana Shirley Pereira de
Primeiro Orientador: Girão, Luiz Felipe de Araújo Pontes
Resumo: A qualidade das informações contábeis são essenciais, por exemplo, para auxiliar seus usuários nas tomadas de decisões e na alocação de recursos da empresa. Quando os usuários têm a possibilidade de alterar essas informações, elas podem perder sua qualidade, dessa maneira, trazendo insegurança para os usuários e aumentando a assimetria informacional e o risco moral. Em relação ao endividamento, ele têm como um de seus benefícios, tornar as organizações mais eficiêntes e auxiliar na redução dos custos de agência, como por exemplo, o custo de agência do fluxo de caixa livre, através da redução de caixa disponível. Neste contexto, o presente trabalho de pesquisa têm como objetivo analisar a relação entre a qualidade da informação contábil e o endividamento. Para atingir seu objetivo, o trabalho utilizou os seguintes modelos: de Ball e Shivakumar, para verificar o grau de conservadorismo das empresas analisadas; o modelo de Pae (2005), para examinar os gerenciamento de resultados e a ANOVA (análise de variância), para verificar as diferenças nos níveis de gerenciamento de resultado entre os grupos. A amostra desse estudo abrangeu as empresa endividadas, suas informações foram extraídas da base de dados da ferramenta financeira Economatica® compreendendo os anos de 2010 à 2012 (após a implementação da IFRS‘s). Os resultados obtidos apontam que a as empresas com mais dívidas, que segundo análise são as empresas menos conservadoras (agressivas), são também as empresas que mais gerenciam resultados, ou seja, têm uma baixa qualidade da informação contábil. Consequêntemente, as empresas com menos dívidas são as que menos gerenciam resultados. Ressalta-se que os resultados ficam limitados às empresas que compuseram a amostra nos anos analisados.
Abstract: The quality of accounting information is essential, for example, to assist its users in decision -making and allocation recursos company. When users are able to change this information, they may lose their quality, thus bringing uncertainty for users and increasing information asymmetry and moral hazard. Regarding debt, it has as one of its benefits, organizations become more efficient and help reduce agency costs, such as the agency cost of free cash flow by reducing cash available. In this context, this research aim to analyze the relationship between the quality of accounting information and indebtedness. To achieve its objective, the study used the following models : Ball and Shivakumar, to verify the degree of conservatism of the companies analyzed, the model of Pae (2005), to examine the earnings management and ANOVA (analysis of variance) for investigate the differences in levels of management outcome between the groups. The sample of this study included the indebted company, their information was extracted from the database of the financial tool Economática ® comprising the years 2010 to 2012 (after the implementation of IFRS). The results show that firms with more debt, according to an analysis that companies are less conservative (aggressive), are also the companies that manage results, ie, have a low quality of accounting information. Consequently, companies with less debt are the least manage results. It is emphasized that the results are limited to firms in the sample in the years analyzed .
Palavras-chave: Qualidade da Informação Contábil
Endividamento
Custo de Agência
Assimetria Informacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28735
Data do documento: 6-Mar-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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