Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Alessandra de Carvalho Silva-
dc.creatorSouza, Diana Dayse do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-11-16T11:43:09Z-
dc.date.available2014-04-05-
dc.date.available2017-11-16T11:43:09Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2874-
dc.description.abstractThis work is the result of our studies on the deepening of Adult Education. The theme was based on thit audience for we present possibilities that education can provide young people and adults to fighting social exclusion. We expose some considerations about EJA and exclusion by directing a reflection on this modality, with the Brazilian scenario, noting this area focused on public policy. Also guided a discussion that demonstrates some factors which are decisive for the success or failure at school, they are: political, social and economic . The survey was conducted in two public schools, one in the city of João Pessoa and the other in the town of Bayeux, state of Paraíba. Since the main objective is to analyze through pedagogical practices, the social role of AYE to combat social inequalities. To this end, we interviewed former students of this type, so as to check the extent to which education, and in this case, the mode of teaching EJA contributed to a possible personal and social change. To conduct this study , we based on some theorists such as Paulo Freire , Moacir Gadotti , Pablo Gentili and Jordi Estivill. To do so, not enough to ensure enrollment to individuals or insert them in school. However, it is necessary to create conditions for the permanence of the students, since the inclusion is not just the act of entering, but to provide ongoing support in the full development of the learner.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-16T11:43:09Z No. of bitstreams: 1 ACSA05042014.pdf: 264152 bytes, checksum: a6da08e341566fc62295650f419e7498 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-16T11:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACSA05042014.pdf: 264152 bytes, checksum: a6da08e341566fc62295650f419e7498 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: contribuições para o enfrentamento da exclusão socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Adriana Valéria Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196551398849603pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado dos nossos estudos na área de aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos. A temática foi baseada nesse público, de modo que apresentamos possibilidades que a Educação de Jovens e Adultos pode proporcionar ao enfrentamento da exclusão social. Expomos estudos sobre a relação entre a EJA e a exclusão, direcionando uma reflexão acerca dessa modalidade de ensino junto ao cenário brasileiro, observando as políticas públicas voltadas para essa área. Pautamos, também, uma discussão que demonstra alguns fatores que são determinantes para o sucesso ou o fracasso escolar sejam eles sociais, políticos ou econômicos. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais, sendo uma na cidade de João Pessoa e a outra na cidade de Bayeux, estado da Paraíba. O principal objetivo é analisar, por meio das práticas pedagógicas, o papel social da EJA para o combate das desigualdades sociais. Para tal, entrevistamos ex-alunos dessa modalidade, a fim de verificarmos até que ponto a educação, e neste caso, a modalidade de ensino EJA, contribui para uma possível mudança pessoal e social. Para a realização desse estudo, nos embasamos em alguns teóricos, tais como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pablo Gentili e Jordi Estivill. Concluímos que não basta apenas garantir a matrícula aos indivíduos ou inseri-los na escola. É preciso criar condições para a permanência dos educandos, uma vez que a inclusão não se resume ao ato de inserir, mas de propiciar uma contínua assistência no desenvolvimento pleno do aprendiz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSA05042014.pdf257,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.