Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28754| Tipo: | TCC |
| Título: | A percepção dos alunos graduandos dos cursos de Ciências Contábeis do município de João Pessoa com relação as informações sobre o sistema público de escrituração digital - SPED |
| Autor(es): | Camilo, Mayara Cibely da Costa |
| Primeiro Orientador: | França, Robério Dantas de |
| Resumo: | A implantação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED exige que os contadores atuais possuam informações suficientes para atender as exigências desse novo sistema. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar a percepção dos alunos de graduação dos cursos de Ciências Contábeis do município de João Pessoa com relação às informações sobre o SPED. Para o desenvolvimento do objetivo, realizou-se um levantamento, pretendendo identificar as características, as informações e a opinião dos Discentes das instituições de ensino superior de João Pessoa. A coleta de dados foi feita através de um questionário composto por 13 perguntas, aplicado nas instituições UFPB, IESP, Mauricio de Nassau e Lumen, totalizando uma população disponível de 175 alunos, obtendo uma amostra de 94 alunos respondentes, o que corresponde a 53,71% de respostas. Os resultados obtidos demonstraram que ainda existem alunos graduandos que não tem informação nenhuma sobre o SPED. Os alunos que têm informações sobre o sistema, afirmam que o conhecimento sobre o SPED é indispensável para o contador mais estão insatisfeitos com as informações que são passadas na graduação. O trabalho permite concluir de acordo com a opinião dos alunos, que ainda existe uma insuficiência de informações sobre o SPED, e que a melhor solução para suprir as necessidades dessas informações seria a implantação de uma disciplina sobre o assunto nas instituições de ensino. |
| Abstract: | The implanting of SPED - Public Digital Bookkeeping System requires basic information from the accountants to attend the requests of this new software. Accordingly this focus, this work aims to analyze the perception of accountability students from João Pessoa with respect information about SPED software. For the development of objective, we carried out a survey, intending to identify the characteristics, information and opinion of students of institutions of higher education in João Pessoa. The dates were collected by a questionnaire consisted with 13 questions applied at Federal University of Paraiba (UFPB), Higher Education Institution of Paraiba (IESP), Mauricio de Nassau and Lumen Faculties, totalizing 175 higher education students in general and samples about 94 answers, representing 53,71% of total answers. The results of this research shows that still remain graduate students without knowledge about SPED system. The students know the importance of the system for the accountant, but they are very dissatisfied with the level of information about the program passed during the graduation course. Based on the students opinions, this work concluded the existence of inefficiency of teaching about the software SPED, and implement a class about this software on these Higher Education Institutions would be the best solution to solve this problem. |
| Palavras-chave: | Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Percepção dos alunos em Ciências Contábeis – SPED Opinião dos discentes sobre o SPED |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28754 |
| Data do documento: | 7-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCCC16102023.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
