Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarreiro, Maria de Lourdes Nascimento-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:18:46Z-
dc.date.available2023-10-16T20:18:46Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28755-
dc.description.abstractReading is a medium that allows access to knowledge and, when practiced, brings the reader many skills as criticality, better understanding, greater concentration, among others, and to promote professional and personal development of the individual. Research conducted with college students indicated that they have difficulty reading as tiredness due to work, reduced time to exercise reading comprehension problems, among others. Given the above, this study aimed to analyze the factors that hinder the reading of students of Accounting Sciences, Federal University of Paraíba. The research was descriptive in nature and is characterized as a field research and literature. The results showed that most students do not have reading difficulties. Have a small portion of that feature, highlighted difficulties as physical and mental fatigue, lack of time, concentration, and others. It can be observed that 54.36% of students who collaborated on the research, are completing the the Accounting course and will soon conclude, consider themselves good readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-16T20:18:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLNC16102023.pdf: 399116 bytes, checksum: 571a6efec3a8b4d888525b32038a8488 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T20:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLNC16102023.pdf: 399116 bytes, checksum: 571a6efec3a8b4d888525b32038a8488 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHabilidadept_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleFatores que dificultam a compreensão da leitura: um estudo contemplando alunos do curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Junior, Valdério Freire Moraes-
dc.description.resumoA leitura é um meio que permite o acesso ao conhecimento e, quando praticada, traz ao leitor diversas habilidades como criticidade, melhor compreensão, maior concentração, entre outros, além de promover o desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo. Pesquisas realizadas com estudantes universitários apontaram que eles possuem dificuldades de leitura como cansaço devido ao trabalho, tempo reduzido para o exercício da leitura, problemas na compreensão, entre outros. Diante do exposto, este estudo teve o objetivo de analisar os fatores que dificultam a leitura dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa teve caráter descritivo e se caracteriza como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes não apresentam dificuldades de leitura. Já a parcela mínima dos que apresentam, destacaram dificuldades como cansaço físico e mental, falta de tempo, concentração e outros. Pode-se observar que os 54,36% dos estudantes que colaboraram com a pesquisa, estão concluindo o curso de Ciências Contábeis e os que em breve irão concluir, se consideram bons leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLNC16102023.pdf389,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons