Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28755
Tipo: TCC
Título: Fatores que dificultam a compreensão da leitura: um estudo contemplando alunos do curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Carreiro, Maria de Lourdes Nascimento
Primeiro Orientador: Junior, Valdério Freire Moraes
Resumo: A leitura é um meio que permite o acesso ao conhecimento e, quando praticada, traz ao leitor diversas habilidades como criticidade, melhor compreensão, maior concentração, entre outros, além de promover o desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo. Pesquisas realizadas com estudantes universitários apontaram que eles possuem dificuldades de leitura como cansaço devido ao trabalho, tempo reduzido para o exercício da leitura, problemas na compreensão, entre outros. Diante do exposto, este estudo teve o objetivo de analisar os fatores que dificultam a leitura dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa teve caráter descritivo e se caracteriza como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes não apresentam dificuldades de leitura. Já a parcela mínima dos que apresentam, destacaram dificuldades como cansaço físico e mental, falta de tempo, concentração e outros. Pode-se observar que os 54,36% dos estudantes que colaboraram com a pesquisa, estão concluindo o curso de Ciências Contábeis e os que em breve irão concluir, se consideram bons leitores.
Abstract: Reading is a medium that allows access to knowledge and, when practiced, brings the reader many skills as criticality, better understanding, greater concentration, among others, and to promote professional and personal development of the individual. Research conducted with college students indicated that they have difficulty reading as tiredness due to work, reduced time to exercise reading comprehension problems, among others. Given the above, this study aimed to analyze the factors that hinder the reading of students of Accounting Sciences, Federal University of Paraíba. The research was descriptive in nature and is characterized as a field research and literature. The results showed that most students do not have reading difficulties. Have a small portion of that feature, highlighted difficulties as physical and mental fatigue, lack of time, concentration, and others. It can be observed that 54.36% of students who collaborated on the research, are completing the the Accounting course and will soon conclude, consider themselves good readers.
Palavras-chave: Dificuldade
Estudante
Leitura
Habilidade
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28755
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLNC16102023.pdf389,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons