Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28758
Tipo: Dissertação
Título: Variação e diversidade linguistica : ampliando a consciência linguistica dos alunos da zona rural por meio das tiras da ''turma do xaxado'
Autor(es): Silva, Elizabete Bezerra da
Primeiro Orientador: Nascimento, Erivaldo Pereira do
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) recomenda um trabalho com a língua que a reconheça como fenômeno (geo) político, histórico, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos desses usos, vivenciando suas formas de expressão identitárias, pessoais e coletivas. Percebe-se assim, nesse documento, que os aspectos da diversidade e da variação são reconhecidos como algo per se à linguagem e aponta, ainda, que se deve buscar um ensino que valorize também a adequação e a pertinência da variedade linguística às situações comunicativas, em função dos campos de atuação social, do contexto e dos interlocutores, através da estilização, seleção e organização dos recursos linguísticos. Nessa direção, este trabalho objetiva realizar com alunos da zona rural do município de Sobrado – PB uma investigação de caráter intervencionista que propicie a reflexão e conscientização sobre a diversidade e variação linguística, por meio de atividades com tiras da Turma do Xaxado que possibilitem o combate ao preconceito linguístico. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas as considerações de Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008) e Lucchesi (2015), os quais comungam que não há língua homogênea e que a diversidade linguística é fator de riqueza e dinamismo. Foram utilizados, também, os estudos de Vergueiro e Santos (2015), Vergueiro e Ramos (2009, 2007) e Ramos (2017), que advogam o uso dos quadrinhos como importante instrumento de ensino da língua. As tiras da “Turma do Xaxado”, que apresentam uma linguagem híbrida, lúdica e com narrativas ambientadas na zona rural, foram utilizadas como instrumento de apoio. Nesse percurso, por meio de uma abordagem interventiva, aplicou-se o modelo de análise sociolinguística dos contínuos de BortoniRicardo (2004), trabalhando os fenômenos da diversidade linguística presentes nas tirinhas e no contexto social em que os discentes estão inseridos nas análises dos dados sob o viés da Sociolinguística. Diante das questões e discussões levantadas ao longo da aplicação do trabalho, os resultados obtidos mostraram que os alunos possuíam alguma percepção, ainda que em construção, sobre a existência da variação na língua. Pudemos constatar, também, que os comportamentos sociais e linguísticos das personagens sendo associados aos dos alunos possibilitaram a ampliação da consciência sobre a diversidade linguística através de reflexões sobre o valor social atribuído a algumas variantes e a compreensão de que seus modos de falar podem ser submetidos a julgamentos positivos e negativos que podem contribuir para o surgimento do preconceito linguístico, inclusive no ambiente escolar. Os relatos dos alunos mostraram que alguns já foram vítimas de preconceito pelo uso da língua e que outros até reproduziram esse comportamento com seus interagentes, mas, a partir das discussões em sala, perceberam a importância de uma mudança na atitude.
Abstract: The National Common Curricular Base (BRAZIL, 2017) recommends working with the language that recognizes it as a (geo) political, historical, cultural, variable, heterogeneous phenomenon and sensitive to the contexts of these uses, living its forms of identity, personal and collective expression. Thus, It can be seen in this document that the aspects of diversity and variation are recognized as something “per se” to language and also points out that one must seek an education that also values the adequacy and relevance of linguistic variety to communicative situations, depending on the fields of social activity, the context, and the interlocutors, through the stylization, selection, and organization of linguistic resources. In this direction, this resourch aims to carry out an interventionist investigation with students from the rural area of the city of Sobrado - PB that promotes reflection and awareness about linguistic diversity and variation, through activities with strips from the Turma do Xaxado that allow the combat linguistic prejudice. For its development, the considerations of Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008), and Lucchesi (2015) were used, who share that there is no homogeneous language and that linguistic diversity is a factor of wealth and dynamism. The studies by Vergueiro and Santos (2015), Vergueiro and Ramos (2009, 2007), and Ramos (2017) were also used, which advocate the use of comics as an important language teaching tool. The “Turma do Xaxado” strips, which have a hybrid language, playful and with narratives set in the countryside, were used as a support tool. Along this path, utilizing an interventional approach, was applied the model of sociolinguistic analysis of the continuous by Bortoni-Ricardo (2004), working on the phenomena of linguistic diversity present in the comic strips and in the social context in which students are inserted in the analysis of students data under the bias of Sociolinguistics. Because of the questions and discussions raised during the application of the research, the results obtained showed that the students had some perception, although under construction, about the existence of variation in the language. We could also see that the social and linguistic behaviors of the characters being associated with those of the students made it possible to increase awareness of linguistic diversity through reflections on the social value attributed to some variants and the understanding that their ways of speaking can be submitted to positive and negative judgments that can contribute to the emergence of linguistic prejudice, including in the school environment. The students' reports showed that some were already victims of prejudice against the use of language and that others even reproduced this behavior with their pairs, but, from the discussions in the classroom, they realized the importance of a change in attitude.
Palavras-chave: Variação e diversidade linguística
Tiras quadrinísticas
Consciência linguística
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28758
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElizabeteBezerradaSilva_DST.pdfDST4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ElizabeteBezerradaSilva_TERMO.pdfTERMO2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons