Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Paula Bezerra da-
dc.date.accessioned2017-11-16T13:49:15Z-
dc.date.available2014-08-22-
dc.date.available2017-11-16T13:49:15Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2876-
dc.description.abstractThis work on affectivity in early childhood education was developed with the objective of analyzing the adult-child in a Reference Center for Early Education (CREI) in João Pessoa. Approach to Early Childhood Education, since the emergence of Early Childhood Education institutions and its expansion in Brazil, Until the recognition of this as the first stage of basic education. To this end, we made a literature review and analyze national laws and documents. The example of the 1988 Constitution, And other documents that ensure the quality of education in Early Childhood Education institutions. Then approach the subject of affection based on studies of Henri Wallon, emphasizing its concept and its importance to the development of the child in the institution of Early Childhood Education; the importance of affectivity in the life of human beings, especially in children; working affectivity in the institution and its influence on child development. The study was conducted from a field study of a qualitative nature, conducted through observations and a questionnaire applied to the Pre-school teacher. The analysis of the survey data related responses of the teacher and the observations of his practice from the theoretical study. Finally, we verified that adult-child relationship in the CREI was smooth and the teacher met the kids, seeing them as capable, with desires and needs and who express what they feel; thus, we found that children were considered as active beings in love relationship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-16T13:49:15Z No. of bitstreams: 1 APBS22082014.pdf: 241398 bytes, checksum: 2b48e9fb57ad2a0ba38f9d68f673c53a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-16T13:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APBS22082014.pdf: 241398 bytes, checksum: 2b48e9fb57ad2a0ba38f9d68f673c53a (MD5) Previous issue date: 2014-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação adulto-criançapt_BR
dc.titleA afetividade na relação adulto-criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580901656147300pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Norma Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447357473174294pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho sobre a afetividade na Educação Infantil foi desenvolvido com o objetivo de analisar a relação adulto-criança em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) de João Pessoa. Abordamos a Educação Infantil, desde o surgimento das instituições de Educação Infantil e sua expansão no Brasil, até o reconhecimento desta como primeira etapa da Educação Básica. Para tanto, fizemos uma revisão de literatura e analisamos leis e documentos nacionais. A exemplo da Constituição de 1988, e outros documentos que garantem a qualidade do ensino nas instituições de Educação Infantil. Em seguida, abordamos o tema da afetividade com base nos estudos de Henri Wallon, enfatizando seu conceito e sua importância para o desenvolvimento da criança na instituição de Educação Infantil; a importância da afetividade na vida do ser humano, em especial na criança; como trabalhar a afetividade na instituição e sua influência no desenvolvimento da criança. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada através de observações e de questionário aplicado com a professora da Pré-escola. A análise dos dados da pesquisa relacionou as respostas da professora e as observações de sua prática a partir do referencial teórico estudado. Por fim,verificamos que a relação adulto-criança no CREI era harmoniosa e a professora atendia as crianças, considerando-as como seres capazes, com vontades e necessidades próprias e que manifestam o que sentem; assim, constatamos que as crianças eram consideradas como seres ativos no relacionamento afetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APBS22082014.pdf235,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.