Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28774
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adequando melhores práticas de atendimento a clientes do itil em uma PME de software
Autor(es): Júnior, Carlo Chianca Braga
Resumo: As pequenas e médias empresas (PMEs) na área de software precisam garantir uma qualidade de atendimento aos seus clientes como diferencial competitivo. Baseado no levantamento de processos e práticas usadas numa PME paraibana de software, este artigo identifica como harmonizar práticas atuais aprendidas ao longo do tempo com as melhores práticas contidas no framework de gestão de serviços de tecnologia da informação (TI) inclusas no ITIL (Information Technology Infrastructure Library). O artigo contribui na medida em que sugere um conjunto inicial de práticas baseadas no ITIL, em especial no estágio de operação de serviços, e na experiência atual da empresa no atendimento ao cliente de uma PME da área de tecnologia de informação.
Abstract: Small and medium-sized enterprises (PMEs) in the software area need to guarantee a quality of service to their customers as a competitive advantage. Based on the survey of processes and practices used in a software-based PME, this article identifies how to harmonize current practices learned over time with the best practices contained in the IT management framework included in ITIL (Information Technology Infrastructure Library). The article contributes to the extent that it suggests an initial set of ITIL-based practices, especially in the service operation stage, and the company's current experience in customer service of an Information Technology PME.
Palavras-chave: software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28774
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarloChiancaBragaJúnior__TERMO.pdfTERMO278,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
CarloChiancaBragaJúnior_TCC.pdfTCC1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons