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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2877
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Alyne Raíssa Belarmino-
dc.date.accessioned2017-11-17T11:53:07Z-
dc.date.available2017-07-15-
dc.date.available2017-11-17T11:53:07Z-
dc.date.issued2016-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2877-
dc.description.abstractThe Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) aims to insert undergraduate students in public basic schooling. At Federal University of Paraíba (UFPB - Campus I), the subproject Letters-English embodies a Critical Literacy proposal, which has been built gradually since 2014. Aimed at mapping the construction of this proposal for the biennium 2014-2015 in a subgroup of this subproject and on the assumption that the change in the practice of teacher education has caused impacts on the activities developed by the scholarship recipients under the subgroup, a piece of quantitative-qualitative interpretative research was developed. Therefore, we focus on: i) the initial version of the subproject text written in 2013; ii) the theoretical framework that subsidized the actions of the project during the biennium; iii) the scientific research developed between 2014 and 2015 and iv) the reflective reports of eight (08) participants of this subgroup in this period. The results show that the Critical Literacy proposal is explicit in the project goal and planned actions but it is not deepened across the proposal. In 2015, though, Critical Literacy has become explicit within this subgroup turning out to be subject of discussion, reflection and research by the participants. The scholarship recipients’ perception of Critical Literacy approaches the concept of social justice and dialogical engagement. Excerpts from reflective reports analyzed demonstrate expansion of perspective as well as attitude change in relation to the concept of language and teaching. Thus, it is confirmed the hypothesis such a change occurred in the biennium caused significant impacts on the scholarship recipients’ practice within this subgroup.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-17T11:53:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ARBG15072016.pdf: 1330821 bytes, checksum: 4cdf66681c5d7194e782450fb68c5e63 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.titleJanelas para letramento crítico: expandindo horizontes e construindo alicerces para o ensino crítico de Língua Inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado, Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por finalidade inserir os estudantes da licenciatura em escolas públicas da educação básica. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I), o subprojeto Letras-Inglês encampa uma proposta de Letramento Crítico, a qual vem sendo construída gradativamente desde 2014. Visando mapear a construção desta proposta no biênio 2014-2015 em um subgrupo desse subprojeto e partindo da hipótese de que a mudança na prática de formação docente causou impactos nas atividades desenvolvidas pelos bolsistas, foi realizada uma pesquisa quantitativo-qualitativa de caráter interpretativista. Para tanto, debruçamo-nos sobre: i) a versão inicial do texto do subprojeto elaborada em 2013; ii) o aporte teórico que subsidiou as ações do subgrupo no biênio 2014-2015; iii) as pesquisas científicas desenvolvidas entre 2014 e 2015 no/ pelo grupo e iv) os relatos reflexivos de oito (08) bolsistas participantes deste subgrupo nesse período. Os resultados demonstram que a proposta de Letramento Crítico é explicitada apenas no objetivo e nas ações previstas do subprojeto, mas não é aprofundada ao longo da proposta. Contudo, em 2015, a proposta de Letramento Crítico passou a ser alvo de discussão, reflexão e pesquisa por parte dos participantes do subgrupo em questão. A análise dos relatos reflexivos desvela que a percepção de Letramento Crítico dos bolsistas envolvidos aproxima-se da concepção de justiça social e engajamento dialógico. A análise demonstra, ainda, que houve expansão de perspectiva e mudança de atitude em relação à concepção de língua e ensino. Dessa forma, confirma-se a hipótese de que a mudança ocorrida no biênio causou impactos significativos no fazer docente dos bolsistas deste subgrupopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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