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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28784
Tipo: TCC
Título: A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e alimentar para alunos da escola municipal presidente Rodrigues Alves, Rio Tinto-PB.
Autor(es): Cunha, Elaine Tathielle Silva da
Primeiro Orientador: Lima, Micheline de Azevedo
Resumo: A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da horta orgânica na promoção da educação ambiental e alimentar, incentivando os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Presidente Rodrigues Alves na comunidade rural de Tavares, localizada no município de Rio Tinto-PB, tendo inicio no mês de novembro de 2012 até dezembro de 2013. As aulas foram realizadas uma vez por semana com aproximadamente 86 alunos divididos em duas turmas, com faixa etária entre 7 a 14 anos. As etapas de aplicação do projeto tiveram as seguintes descrições: visita a escola, primeiro contato com os alunos, apresentação do projeto, desenvolvimento do projeto e aplicação da horta escolar e resultado dos trabalhos. Os resultados encontrados mostram que o critério mais importante para a concretização da horta foram as atividades em conjunto entre os alunos. Todos tiveram a oportunidade de plantar, semear e regar os canteiros de horta, onde a atividade que mais se destacou para ambos foi a de plantar, por ter sido o primeiro contato com a horta. Essas atividades tiveram influência na dieta alimentar do aluno, já que as hortaliças eram utilizadas na merenda escolar. O projeto por sua vez, teve seu objetivo alcançado, melhorou a qualidade de alimentação dos alunos e os sensibilizou na questão ambiental. Deste modo, a implantação de hortas orgânicas em ambientes escolares se faz necessária para que haja tanto a mudança de hábitos alimentares como ambientais refletindo assim na vida dos alunos, nas suas famílias, vizinhos e amigos.
Abstract: The garden inserted into the school environment can be a living laboratory that enables the development of various pedagogical activities in environmental education and food combining theory and practice in context, helping in the teaching learning process. The present study aims to examine the importance of organic garden in promoting environmental and food education, encouraging students to take a critical view of the importance of healthy food grown in a natural environment. The study was conducted at the Municipal School President Rodrigues Alves Tavares in a rural community located in the municipality of Rio Tinto-PB, and beginning in November 2012 until December 2013. Classes were held once a week with approximately 86 students divided into two classes, aged between 7 to 14 years. The steps for implementing the project had the following descriptions: business school, first contact with students, project presentation, project development and implementation of school gardens and outcome of discussions. The results show that the most important for achieving the garden criterion was the joint activities between students, everyone had the opportunity to plant, sow and water the garden beds, where the activity that stood out for both was to planting, for being the first contact with the garden. These activities had an influence on the student's diet, since the vegetables were used in school meals. The project in turn, had reached his goal, improved the quality and supply of students sensitized on environmental issues, thus the implementation of organic gardens in school environments is necessary for there to be as much as changing eating habits reflecting environmental so in the lives of students, their families, neighbors and friends.
Palavras-chave: Horta orgânica
Educação ambiental
Educação alimentar
Hortaliças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28784
Data do documento: 3-Abr-2014
Aparece nas coleções:TCC - Ecologia

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