Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Daniel Limeira dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T12:13:22Z | - |
dc.date.available | 2012-02-15 | - |
dc.date.available | 2017-11-17T12:13:22Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2879 | - |
dc.description.abstract | This work analyzes the constructing strategy of a new representation of the military police officer, through new discursive practices, oriented by the respect of human rights, brought to the formation environment of the professional of public security through the National Syllabus Matrix (NSM). To achieve this objective, it was analysed extracts from two guidebooks on police approach, named, ―Police Performance in Protection of the Human Rights of People in Situation of Vulnerability‖ and ―Police Approach‖. From the theoretical point of view, this research is based on the work of Norman Fairclough (1992) and on the Sistemic-Functional Linguistic of Michael Halliday and Matthiessen (2004), mainly the theoretical construct of Transitivity System, in which the sentence is considered as an analysis unit. From this perspective, the text was divided into sentences, which were segmented, and arranged in tables which made possible the identification of the main four transitivity process: material, verbal, mental, and relational, and the roles of the police officers and the citizens in these processes. Amongst other results, the analysis allowed verify the power the military police officer, legally supported, has over the citizens to, for instance, to block their right to come and go, when performing an approach; this conclusion reinsure the importance of human rights discourse during the formation and performance of the military police officer, so that this power does not degenerate into authority abuse and other crimes against the citizen. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-17T12:13:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLS15022012.pdf: 639859 bytes, checksum: d2d4dede570de91e133dfbcab1049cd3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-17T12:13:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLS15022012.pdf: 639859 bytes, checksum: d2d4dede570de91e133dfbcab1049cd3 (MD5) Previous issue date: 2011-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Segurança pública | pt_BR |
dc.subject | Matriz Curricular | pt_BR |
dc.subject | Policial militar | pt_BR |
dc.title | Segurança pública e direitos humanos: novas práticas discursivas na formação e na atuação do policial militar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Anderson Alves de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a estratégia de construção de uma nova representação do policial militar por meio de novas práticas discursivas, orientadas pelo respeito aos direitos humanos, trazidas para o âmbito da formação dos profissionais de segurança pública através da Matriz Curricular Nacional (MCN). Para isto, são analisados trechos de duas cartilhas sobre abordagem policial, intituladas, respectivamente: ―Atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade‖ e ―Abordagem Policial‖. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa é baseada no trabalho de Norman Fairclough (1992) e nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Halliday e Matthiessen (2004), sobretudo o construto teórico do Sistema de Transitividade, em que a oração é considera como unidade de análise. A partir desta perspectiva, os textos foram divididos em orações, que por sua vez foram segmentadas e arranjadas em quadros que permitiram identificar os quatro principais processos de transitividade: material, verbal, mental, e relacional referentes aos papéis dos policiais e dos cidadãos envolvidos nesses processos. Dentre outros resultados, a análise permitiu constatar o poder que o policial militar, institucionalmente amparado, tem sobre os cidadãos de, por exemplo, cercear-lhes o direito de ir e vir, quando executam uma abordagem; constatação que reforça a importância do discurso dos direitos humanos tanto no âmbito da formação quanto da atuação do policial militar, para que esse poder não degenere em abuso de autoridade e/ou outros crimes contra o cidadão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLS15022012.pdf | 624,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons