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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28801
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Arcabouço didático da máquina de turing
Autor(es): Santos, Diogo dos
Resumo: A Máquina de Turing (MT), desenvolvida na primeira metade do século passado, mantém ainda hoje uma importante relevância para os cursos de ciências da computação, lógica e matemática, por ser essa uma ferramenta referencial para estabelecer a extensão e os limites da resolução automática de problemas. Seu conceito está adstrito à renomada “Tese de Church-Turing”, uma coletânea de trabalhos sobre as funções cujos valores são efetivamente calculáveis; ou seja, aquelas funções que podem ser resolvidas através de algoritmos (computáveis). A MT continua a ser o principal modelo preferido pelos teóricos que investigam questões relativas a vários problemas em teoria da computação; em particular, as teorias da decidibilidade e da complexidade computacional. Um arcabouço de uma MT torna-se, nesse contexto, uma ferramenta útil para a aprendizagem de tais conceitos, já que possibilita ao aprendiz, a construção das mais diversas MTs e a verificação dos mais variados programas para essas, de maneira totalmente independente de um supervisor.
Abstract: The Turing Machine (TM), developed in the first half of the last century, still maintains an important relevance for the courses of computer science, logic and mathematics, as a reference tool to establish the extent and limits of automatic resolution of problems. Its concept is attached to the renowned "Church-Turing Thesis", a collection of works on functions whose values are effectively calculable; that is, those functions that can be solved by (computable) algorithms. The MT remains the main model preferred by theorists who investigate issues concerning various problems in computer theory; in particular, the theories of decidability and computational complexity. In this context, a TM framework becomes a useful tool for learning such concepts, since it enables the learner, the construction of the most diverse TMs and the verification of the most varied programs built for them, completely independent of a supervisor.
Palavras-chave: Máquina de turing
Arcabouço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28801
Data do documento: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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