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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28808| Tipo: | TCC |
| Título: | Práticas de letramentodigital na formação docente: breve análise da condução metodológica do proinfo integrado |
| Autor(es): | Oliveira, Ewerton Lopes Silva de |
| Primeiro Orientador: | Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
| Resumo: | Não é mais possível conceber uma realidade de formação docente sem a perspectiva da formação digital, visto que esta “contribui para a atribuição de significado e amplitude no processo de preparação do professor no que se refere ao mundo da tecnologia” (LEITE E SAMPAIO, 2002, p. 13). Com isso, tem-se a iniciativa do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado SEED/MEC, para profissionais da área de educação da rede pública municipal. Trata-se de um programa de formação continuada para professores, especialistas e gestores educacionais, com a finalidade de promover o uso pedagógico da informática através de ações voltadas para o letramento digital e a sua utilização nas diversas áreas de conhecimento. O cerne deste trabalho se define em apresentar uma breve análise da condução metodológica do curso Introdução à Educação Digital, elaborado pelo ProInfo Integrado – SEED/MEC, a partir da experiência de aplicação deste através da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC-JP) do Município de João Pessoa-PB em três anos consecutivos (2010 a 2012), quanto à sua pertinência ao processo de formação tecnológica de professores. Quanto aos procedimentos metodológicos para a elaboração do trabalho, levou-se em conta i) a relação entre as tecnologias tipográficas e as tecnologias digitais de leitura e de escrita e como tais tecnologias ajudam a definir o conceito de letramento, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos digitais de produção, de reprodução e de difusão da escrita, dentro do espaço escolar, bem como ii) observações pessoais colhidas durante participação como formador no processo de formação tecnológica de professores realizado pela SEDEC-JP e por competências fundamentais de formação para o letramento digital levantados nesse trabalho. Os resultados do estudo demonstraram que é necessário elevar a carga horária do curso, dirigi-lo a cursistas já alfabetizados digitais e alterar a ordem das unidades propostas no manual do cursista. |
| Abstract: | It is no longer possible to conceive a reality of teacher training without the prospect of digital, as it "contributes to the attribution of meaning and breadth in the process of teacher preparation in relation to the world of technology" (LEITE E SAMPAIO, 2002, p. 13). Starting from this, there is the initiative of the Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado SEED/MEC for education professionals in the public education system. It is a program of continuous training for teachers, educational specialists and managers, in order to promote the educational use of computers through actions focused on computer literacy and its use in different areas of knowledge. The core of this work is defined to present a brief analysis of the methodology of the course Introduction to Digital Education, prepared by ProInfo Integrado – SEED/MEC, from the experience of implementing of it through the Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC-JP) of João Pessoa city in three consecutive years (2010 to 2012), about to its relevance to the process of technological training of teachers. Regarding the methodological procedures for the preparation of the work, we took into account i) the relationship between typographic technologies and digital technologies of reading and writing and how these technologies help to define the concept of literacy, from the relative differences belonging to the space of the digital mechanisms of writing, production, reproduction and dissemination of writing within the school environment, as well as ii) personal observations taken during participation as trainer in the process of technological training of teachers conducted by SEDEC-JP and by key skills of training for digital literacy raised in this work. The study results showed that it is necessary to expand the course load, drive it to course participants already initiated in digital literacy and change the order of units proposed in the student's manual. |
| Palavras-chave: | Letramento digital Ensino tecnológico ProInfo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28808 |
| Data do documento: | 28-Fev-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
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