Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28814| Tipo: | TCC |
| Título: | Informática e educação: processo para inclusão digital no vale do Mamanguape. O caso de Jacaraú - PB. |
| Autor(es): | Silva, Flávio Batista da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Roberto Palhano |
| Resumo: | A Era Informacional instalou um novo modus operandi em quase todo os recantos do mundo. E, em Jacaraú, situado no Vale do Mamanguape Paraibano não poderia ser diferente. O emprego do processo informacional através da instalação e utilização das novas tecnologias pode ser percebido nos diversos segmentos econômicos, culturais, institucionais, educacionais, poderes públicos, e, junto aos empreedimentos populares e em residências e espaços públicos. A centralidade do nosso tema é investigar, a presença da Era Informacional no Vale do Mamanguape, tomando como estudo de caso, o fenômeno no ambiente escolar do município de Jacaraú – PB, no período de 2010 a 2013. Para tal, utilizar-se-á a literatura que terce sobre o fenômeno como Manoel Castell (1999) e outros; o fenômeno através do campo educacional um habitus nos indivíduos, o uso da internet, e nesse âmbito faremos nossa ancorem em Pierre Bourdieu (2000), Palhano Silva (2004); e em termos de aprendizagem, aonde o homem vai dominando a leitura do mundo. Tomaremos as leituras de Paulo Freire e outros. A Era Informacional gerou „grandes transformações na sua estrutura da sociedade‟, da base produtiva, política, jurídica, social e cultural. Durante essa trajetória procuramos responder a diversas inquietações: 1) Qual o papel que cabe a Sociedade da Informação? 2) Como a Era Informacional se apresenta na sociedade? Buscaremos saber as contribuições para a vida dos indivíduos trazidas pela Era Informacional, bem como, especialmente saber como as escolas da rede publica de Jacaraú – PB estão lidando com esse fenômeno nessa contemporaneidade, já que a escola vem sendo imputada o papel de ser espaço de formação visando a inclusão digital. |
| Abstract: | The Informational Age installed a new modus operandi in almost every corner of the world. And in Jacaraú, situated in Mamanguape Valley in Paraíba could not be otherwise. The use of information process through the installation and use of new technologies can be perceived in different economic, cultural, institutional, educational and government segments, also together with the popular enterprises, homes and public spaces. The centrality of our topic is to investigate the presence of the Informational Age in Mamanguape Valley, taking as case study the phenomenon in the school environment in the municipality of Jacaraú - PB, in the period 2010-2013. To do so, shall be used the literature which refers to the phenomenon as Manuel Castell (1999) and others; the phenomenon through the educational field a habitus in individuals, the use of internet, and in that respect we do our anchor in Pierre Bourdieu (2000), Palhano Silva (2004); and in terms of learning, where man will dominate the reading of the world. We take readings of Paulo Freire and others. The Informational Age generated 'major transformations in its society structure', from the productive, political, legal, social and cultural base. During this trajectory we seek to answer several concerns: 1) What is the role of the Information Society? 2) How the Informational Age is presented in society? We seek to know the contributions to the lives of individuals brought by the Informational Age, as well especially to know how public schools of Jacaraú - PB are dealing with this phenomenon in this contemporaneity, since the role of being a space of formation has been allocated to school, aiming to the digital inclusion. |
| Palavras-chave: | Era informacional Escolas públicas Jacaraú |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28814 |
| Data do documento: | 23-Abr-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FlávioBatistadaSilva_TCC.pdf | TCC | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| FlavioBatistadaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 657,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
