Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Igor Ferreira-
dc.date.accessioned2023-10-20T20:42:18Z-
dc.date.available2023-10-20T20:42:18Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28823-
dc.description.abstractFaced with a scenario of challenges and constant changes in which Federal Higher Education Institutions (IFES) are inserted, it is necessary to improve management practices in the coordination of undergraduate courses. In this sense, this paper aims to present a Business Intelligence solution based on strategic planning using the Balanced Scorecard supported by Business Intelligence (BI) techniques. The final architecture relies on the methodical process for dynamic BI planning and reporting with indicators and charts to support coordinator decision making. This process was used in the context of an undergraduate coordination of the Bachelor of Information Systems course at UFPB - Campus IV.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-20T20:42:06Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgorFerreiraDantas_TCC.pdf: 1362817 bytes, checksum: 1cbb8b4a141501336af002eab9352a48 (MD5) IgorFerreiraDantas_TERMO.pdf: 527686 bytes, checksum: 194bdd78cf79235962d738caa63cd192 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-20T20:42:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgorFerreiraDantas_TCC.pdf: 1362817 bytes, checksum: 1cbb8b4a141501336af002eab9352a48 (MD5) IgorFerreiraDantas_TERMO.pdf: 527686 bytes, checksum: 194bdd78cf79235962d738caa63cd192 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T20:42:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgorFerreiraDantas_TCC.pdf: 1362817 bytes, checksum: 1cbb8b4a141501336af002eab9352a48 (MD5) IgorFerreiraDantas_TERMO.pdf: 527686 bytes, checksum: 194bdd78cf79235962d738caa63cd192 (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.titleUma proposta de arquitetura para apoiar o planejamento estratégico de uma coordenação acadêmica através do Balanced Scorecard e técnicas de Business Intelligencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoDiante de um cenário de desafios e constantes mudanças em que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão inseridas, torna-se necessário o aprimoramento das práticas de gestão na coordenação dos cursos de graduação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução de Business Intelligence baseada no planejamento estratégico utilizando o Balanced Scorecard apoiado por técnicas de Business Intelligence (BI). A arquitetura final conta com o processo metódico para o planejamento e relatórios dinâmicos de BI com indicadores e gráficos para apoio à tomada de decisão de coordenadores. Tal processo foi utilizado no contexto de uma coordenação de graduação do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da UFPB - Campus IV.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IgorFerreiraDantas_TCC.pdfTCC1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IgorFerreiraDantas_TERMO.pdfTERMO515,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons