Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28824
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O aplicativo Computação Plugada Kids |
Autor(es): | Gomes Neto, Ivonildo Pereira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo propor e avaliar uma nova interface para o aplicativo Computação Plugada, adaptando-o para o público-alvo de crianças na faixa etária de 7-9 anos de idade. Na nova versão, chamada Computação Plugada Kids, foram acrescentados personagens, musicalidade, mais desenhos e áudios com vozes de crianças narrando os mais longos textos. Para o desenvolvimento da nova interface, primeiramente foi realizada uma avaliação com a primeira versão do aplicativo com pedagogos e professores, utilizando questionário como instrumento. Também foram utilizadas heurísticas de usabilidade específicas para aplicativos móveis educacionais infantis em uma nova avaliação. Após análise dos dados obtidos, foi desenvolvida uma proposta de interface para a segunda versão do Computação Plugada. Para a avaliação desta versão, foram utilizados questionários com os mesmos professores que avaliaram a primeira versão e também foram consideradas as mesmas heurísticas de usabilidade. |
Abstract: | This paper presents a proposal and evaluation of a new interface for the "Computação Plugada" application, adapting it to the target audience of children aged from 7 to 9 years. In the new version, called Computação Plugada Kids, we added characters, musicality, more drawings and audios with children's voices narrating the longest texts. Before developing the new interface, an evaluation of the first version was performed with educators and teachers by using a questionnaire as a research instrument. Usability heuristics specific to children’s educational mobile applications were also used in the new evaluation. After analyzing the obtained data, a second version of the interface was proposed and prototyped for the "Computação Plugada" application. For the evaluation of this version, questionnaires were used with the same teachers who evaluated the first version and the same usability heuristics were considered. |
Palavras-chave: | Aplicativo Computação Kids |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28824 |
Data do documento: | 19-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvonildoPereiraGomesNeto_TCC.pdf | TCC | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IvonildoPereiraGomesNeto_TERMO.pdf | TERMO | 468,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons