Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2882Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Novaes, Felipe Adunbi Rocha | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-20T11:35:21Z | - |
| dc.date.available | 2015-12-15 | - |
| dc.date.available | 2017-11-20T11:35:21Z | - |
| dc.date.issued | 2015-11-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2882 | - |
| dc.description.abstract | This work aims at presenting my initial teaching experience in a class of Youth and Adult Education, through the participation in the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID) - English Teacher Education Course subproject at Federal University of Paraíba, reflecting about the pedagogical work developed, which has adopted the prospects of national and local legal frameworks (BRASIL, 2006; PARAÍBA, 2007), the post-method pedagogy (KUMARAVADIVELU, 2001), and the perspective of multiliteracies, emphasizing the development of critical literacy in the classroom and the promotion of the empowerment of students through language, aiming a problem-posing, liberating and transformative process of education. This work is a qualitative and interpretive piece of research, making use of 10 reflective diaries written by 3 teachers in initial education, members of PIBID, and 6 lesson plans. Data analysis allowed us to verify that a pedagogical approach using concepts originated from Popular Education, Paulo Freire's work and Critical Literacy might facilitate the English language teaching/learning process for that specific audience of young and adults, providing a new and positive relationship with the English language. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T11:35:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FARN15122015.pdf: 839733 bytes, checksum: 382f3a433b4a7ea7e272f0e3d39e4bb4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-20T11:35:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FARN15122015.pdf: 839733 bytes, checksum: 382f3a433b4a7ea7e272f0e3d39e4bb4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
| dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | pt_BR |
| dc.title | Uma proposta de letramento crítico para o ensino de língua inglesa na EJA: em busca de uma educação lingüística transformadora. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Maia, Angélica Araújo de Melo | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar a minha experiência de iniciação à docência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido, que adotou como base os referenciais legais nacionais e locais (BRASIL, 2006; PARAÍBA, 2007), a pedagogia do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001), a e a perspectiva dos multiletramentos, destacando o desenvolvimento do letramento crítico em sala de aula e a promoção do empoderamento dos educandos através da linguagem, objetivando uma educação problematizadora, libertadora e transformadora. O trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, utilizando 10 relatos reflexivos de 03 professores em formação inicial participantes do PIBID e 06 planos de aula. A análise dos relatos e dos planos de aula permitiu constatar que uma proposta pedagógica utilizando conceitos oriundos da Educação Popular, do trabalho de Paulo Freire e do Letramento Crítico podem facilitar o processo de ensino/aprendizagem de inglês para o público específico de EJA, possibilitando uma nova e positiva relação com a língua inglesa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FARN15122015.pdf | 820,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
