Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovaes, Felipe Adunbi Rocha-
dc.date.accessioned2017-11-20T11:35:21Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2017-11-20T11:35:21Z-
dc.date.issued2015-11-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2882-
dc.description.abstractThis work aims at presenting my initial teaching experience in a class of Youth and Adult Education, through the participation in the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID) - English Teacher Education Course subproject at Federal University of Paraíba, reflecting about the pedagogical work developed, which has adopted the prospects of national and local legal frameworks (BRASIL, 2006; PARAÍBA, 2007), the post-method pedagogy (KUMARAVADIVELU, 2001), and the perspective of multiliteracies, emphasizing the development of critical literacy in the classroom and the promotion of the empowerment of students through language, aiming a problem-posing, liberating and transformative process of education. This work is a qualitative and interpretive piece of research, making use of 10 reflective diaries written by 3 teachers in initial education, members of PIBID, and 6 lesson plans. Data analysis allowed us to verify that a pedagogical approach using concepts originated from Popular Education, Paulo Freire's work and Critical Literacy might facilitate the English language teaching/learning process for that specific audience of young and adults, providing a new and positive relationship with the English language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T11:35:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FARN15122015.pdf: 839733 bytes, checksum: 382f3a433b4a7ea7e272f0e3d39e4bb4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T11:35:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FARN15122015.pdf: 839733 bytes, checksum: 382f3a433b4a7ea7e272f0e3d39e4bb4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)pt_BR
dc.titleUma proposta de letramento crítico para o ensino de língua inglesa na EJA: em busca de uma educação lingüística transformadora.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Angélica Araújo de Melo-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar a minha experiência de iniciação à docência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido, que adotou como base os referenciais legais nacionais e locais (BRASIL, 2006; PARAÍBA, 2007), a pedagogia do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2001), a e a perspectiva dos multiletramentos, destacando o desenvolvimento do letramento crítico em sala de aula e a promoção do empoderamento dos educandos através da linguagem, objetivando uma educação problematizadora, libertadora e transformadora. O trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, utilizando 10 relatos reflexivos de 03 professores em formação inicial participantes do PIBID e 06 planos de aula. A análise dos relatos e dos planos de aula permitiu constatar que uma proposta pedagógica utilizando conceitos oriundos da Educação Popular, do trabalho de Paulo Freire e do Letramento Crítico podem facilitar o processo de ensino/aprendizagem de inglês para o público específico de EJA, possibilitando uma nova e positiva relação com a língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARN15122015.pdf820,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons